“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.” ( Joseph Pilates)
sábado, 2 de março de 2013
Tablets e dor nas costas
A tecnologia está cada vez mais avançada, e quando se fala em tendência do momento, os tablets estão em primeiro lugar na lista. Em qualquer ocasião do dia, seja no escritório, na espera de uma reunião, ou na fila de embarque do aeroporto, eles estão por toda a parte. Mas, passar horas e horas com os olhos e dedos grudados em um tablet, pode trazer problemas sérios à saúde.
...
Por se tratar de um aparelho portátil que se adapta a qualquer circunstância e situação, o uso frequente em posição inadequada pode causar dores e outros desconfortos. E, para evitar estes problemas, é preciso utilizá-lo de forma correta, independente da posição (sentado, em pé ou deitado).
Tendinites, dores variadas nos ombros, no pescoço e nas costas, são algumas consequências, geradas pelo uso incorreto do aparelho, apontadas por usuários fascinados. As lesões podem ocorrer caso o usuário fique muito tempo na mesma posição.
Ficar em pé segurando o tablet com apenas uma mão, pode causar dores nas articulações da base do polegar, além de provocar a tendinite, que afeta a região entre o polegar e o punho. O indicado é segurar o aparelho com as duas mãos no momento da leitura, o que divide o peso do aparelho entre os dois braços. Já os cotovelos próximos ao corpo, reduzem a sobrecarga na musculatura dos ombros.
Posicionar o tablet na horizontal, quando está sentado, seja em cima da mesa ou apoiado sobre as coxas, pode afetar os pulsos, que tendem a ficar flexionados para cima ao digitar no aparelho, além de provocar dores na cervical, já que o usuário precisa olhar para baixo. O recomendado é manter a coluna o mais reta possível, utilizar sempre um apoio que deixe o tablet inclinado, seja com uma capa dobrável, pilha de livros, ou até mesmo almofadas. Tais ações evitam a projeção do tronco, que sobrecarrega os músculos das costas.
Quando estiver deitado, evite ficar de bruços, pois as articulações dos cotovelos e ombros sofrem bastante por sustentar o peso do tronco, podendo causar contraturas musculares. O ideal é procurar manter a coluna reta, e o equipamento distante do rosto, para uma leitura confortável, que não force a coluna cervical. Outro fator que pode ser levado em consideração é que muitos fabricantes disponibilizam teclados sem fio, e suportes flexíveis que auxiliam o aparelho a ficar em pé, itens estes que contribuem para o uso eficaz do aparelho, sem afetar a saúde do usuário.
Acesse: www.herniadedisco.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário