A técnica foi criada pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, que praticou diferentes atividades físicas, estudou fisiologia, anatomia e medicina oriental, e abriu o seu primeiro estúdio
A modalidade tem como principal característica trabalhar o corpo de forma total, com o objetivo de fortalecer os músculos e as articulações, e proporcionar flexibilidade. Para atingir esses benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, a técnica utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
A técnica é realizada por meio de exercícios no solo e em aparelhos específicos criados pelo próprio Joseph. Todos os movimentos são feitos sem pressa e com muito controle. O alinhamento postural é importante em cada exercício. Além disso, ao se focar na respiração e na realização dos exercícios, trabalha-se a concentração, e isso aumenta o autocontrole e diminui a ansiedade.
Acredita-se que qualquer pessoa, entre 06 e 100 anos, e em todos os níveis de condicionamento físico, pode praticar pilates. Mas é importante dar preferência a academias e clínicas com aparelhos e instrutores certificados, que realmente conheçam e apliquem os exercícios originais. Isso porque os movimentos devem ser executados de maneira correta e com poucas repetições. O instrutor deve acompanhar de perto os exercícios e corrigir as posições incorretas logo nas primeiras aulas. Ao tomar esse cuidado, é possível evitar lesões e problemas nas articulações.
Gláucia
Nenhum comentário:
Postar um comentário