Os distúrbios na coluna podem ser procedentes de diversos fatores, como explica o fisioterapeuta e professor Fábio Rodrigues José: “Vão desde alterações genéticas, como más-formações ortopédicas ou neurológicas, passando por doenças adquiridas, como as neurológicas, reumatológicas, ortopédicas, traumatológicas, endócrinas, chegando a fatores relacionados à nossa vida cotidiana, como sedentarimo e má alimentação, que alteram bruscamente nossa composição corporal, além de vícios adquiridos em nossas atividades de vida diária ou profissional”.
Ao sentir dor nas costas é preciso procurar um médico para que ele faça uma avaliação das causas e aponte o melhor tratamento. “As alterações posturais não estruturadas, aquelas que ainda não danificaram permanentemente as estruturas do nosso corpo ou que são provindas de má-formação, apresentam boa solução com o trabalho conjunto de fisioterapeutas e educadores físicos”, explica Fábio Rodrigues. Segundo ele, no final da década de 1980 e por quase toda década de
Por isso, se você tem queixas de dores nas costas e percebeu que alguns dos problemas de sua postura estão no sedentarismo, é bom levar em conta a prática de uma atividade física no seu estilo de vida, que vai proporcionar, por exemplo, força e flexibilidade, importantes para a manutenção da boa postura, aliada à boa alimentação.
Mas é importante lembrar: antes de qualquer coisa, procure um médico ou mesmo um fisioterapeuta, que podem revelar as causas e o melhor tratamento para esse incômodo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário