quarta-feira, 27 de março de 2013

Salto alto pode causar hérnia de disco

Os sapatos de salto alto são considerados ícones da beleza feminina por todas as idades. Porém, seu uso contínuo pode trazer prejuízos à coluna. “Quando a mulher usa o salto, o corpo dela é projetado para frente e devido à ação da gravidade fazemos um movimento de compensação jogando o tronco para trás, aumentando a lordose lombar. Com isso, uma lombalgia e, futuramente, uma hérnia de disco serão inevitáveis. Sem dizer que o salto ainda gera encurtamento de musculatura posterior das pernas”, alerta o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba.
Há, entre as mulheres, o mito de que o salto plataforma é menos prejudicial. Entretanto, o especialista afirma que não há diferença. “Quanto mais alto, pior para a coluna. A lordose lombar aumenta ainda mais”, explica. O Dr. Giuliano Martins destaca que os problemas mais comuns para quem usa salto diariamente são: o enfraquecimento do abdômen, o aumento da lordose lombar e lombalgias, as degenerações nos discos e o encurtamento muscular dos membros inferiores.
O especialista esclarece que o nosso corpo não foi projetado para usar salto, mas se for preciso, ele orienta escolher os mais baixos e para uso eventual. “A atividade física também é importante para combater o encurtamento muscular e fortalecer a musculatura de coluna, o que evita dores.”
Para quem não abre mão do salto ou tem que usá-lo em seu dia a dia, a recomendação do especialista é fazer alongamento. “O importante é alongar a panturilha (musculatura posterior de perna) e isquiotibiais (musculatura posterior de coxa), além de praticar um exercício físico frequentemente”, ensina.
 
 
 
Fonte: Paraná Shop
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário