domingo, 17 de março de 2013

Olha a postura!

Dores na coluna são a segunda doença crônica mais mencionada pelos brasileiros segundo o Suplemento de Saúde da Pnad 2008 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em parceria com o Ministério da Saúde e divulgado no final de março deste ano. A enfermidade foi relatada por 13,5% de cerca de 400 mil pessoas entrevistadas em todo o País.

Os distúrbios na coluna podem ser procedentes de diversos fatores, como explica o fisioterapeuta e professor Fábio Rodrigues José: “Vão desde alterações genéticas, como más-formações ortopédicas ou neurológicas, passando por doenças adquiridas, como as neurológicas, reumatológicas, ortopédicas, traumatológicas, endócrinas, chegando a fatores relacionados à nossa vida cotidiana, como sedentarimo e má alimentação, que alteram bruscamente nossa composição corporal, além de vícios adquiridos em nossas atividades de vida diária ou profissional”.

Ao sentir dor nas costas é preciso procurar um médico para que ele faça uma avaliação das causas e aponte o melhor tratamento. “As alterações posturais não estruturadas, aquelas que ainda não danificaram permanentemente as estruturas do nosso corpo ou que são provindas de má-formação, apresentam boa solução com o trabalho conjunto de fisioterapeutas e educadores físicos”, explica Fábio Rodrigues. Segundo ele, no final da década de 1980 e por quase toda década de 1990, a Reeducação Postural Global (RPG) foi muito utilizada como recurso para o realinhamento postural, mas hoje há outras técnicas bastante utilizadas. “
Musculação e pilates vêm ganhando espaço no tratamento e na manutenção da boa postura por apresentarem bons resultados. A literatura científica mundial mostra que o uso da musculação vem apresentando a melhor ativação dos músculos profundos do nosso corpo, essenciais para a manutenção de uma boa postura. Esses exercícios são indicados a todos os tipos de pessoas, em todas as condições, sendo de suma responsabilidade do profissional que os indica detectar a causa do problema e oferecer a atividade totalmente adaptada às condições individuais de seu aluno ou paciente”, explica.

Por isso, se você tem queixas de dores nas costas e percebeu que alguns dos problemas de sua postura estão no sedentarismo, é bom levar em conta a prática de uma atividade física no seu estilo de vida, que vai proporcionar, por exemplo, força e flexibilidade, importantes para a manutenção da boa postura, aliada à boa alimentação.

Mas é importante lembrar: antes de qualquer coisa, procure um médico ou mesmo um fisioterapeuta, que podem revelar as causas e o melhor tratamento para esse incômodo.
 
Fonte: Fábio Rodrigues José

Nenhum comentário:

Postar um comentário