sexta-feira, 22 de março de 2013

Artrite reumatóide

     A artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica, de etiologia desconhecida, com importante participação do sistema imunológico na perpetuação da inflamação, que tem como característica principal uma sinovite que envolve principalmente as articulações periféricas de forma simétrica.
 
A artrite reumatóide é uma doença inflamatória sistêmica, crônica e progressiva. Ataca principalmente as articulações e a membrana sinovial, podendo levar à destruição óssea e cartilaginosa. O fisioterapeuta é um elemento muito importante dessa equipe multidisciplinar.

O tratamento de fisioterapia consiste em avaliar a dor, combater o processo inflamatório, preservar a amplitude articular e a atividade muscular, prevenir deformidades, promover o bem-estar físico, psíquico e social, assim como melhorar a qualidade de vida dos doentes .

O papel da terapia por exercício na luta contra a deficiência reumática é grande. A Fisioterapia em artrite reumatóide deve ser parte do tratamento global, mas, infelizmente, é muitas vezes negligenciado e subestimado .



Sintomas da artrite reumatóide

Os sintomas da artrite reumatóide incluem:

  • Dor;
  • Deformidade;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Aumento da temperatura local;
  • Rigidez articular.

 
Todos estes sintomas aparecem na articulação afetada, mas podem acabar gerando outros como dor nas costas devido a má postura e má circulação sanguínea devido a falta e movimento.
Tratamento fisioterapeutico na Artrite Reumatóide

O tratamento fisioterapêutico deve ser individualizado pois vai variar conforme a apresentação da doença. Mas de forma geral, os objetivos da fisioterapia para artrite reumatóide serão diminuir a dor e o incomodo causado pela doença e melhorar a movimentação das articulações, fortalecendo os músculos.
Para tal, o fisioterapeuta poderá recorrer ao uso de aparelhos de eletroterapia como ultra-som, diatermia e TENS e ao uso fontes de calor como a parafina e bolsas de água quente, por exemplo. Uma terapia que tem demonstrado muitos bons resultados é a hidroterapia pois há associação do calor com os exercícios que trazem alívio dos sintomas e uma melhora progressiva.
É indispensável realizar a mobilização articular passiva em cada articulação afetada pela doença.

Quando houver dor aguda e sinais e inflamação deve-se dar preferência ao uso de calor no tratamento da artrite reumatóide pois este irá aliviar a dor e relaxar os músculos, sendo especialmente indicado para tratamentos realizados logo pela manhã ou em dias mais frios, onde a musculatura tende a ficar mais tensa e agravar os sintomas da doença. O gelo é uma boa opção mas nem sempre é indicado no tratamento da artrite reumatóide, devendo ser utilizado após a prática de exercícios extenuantes, que devem ser sempre evitados.

Exercícios para Artrite Reumatóide

Alguns bons exemplos de exercícios para artrite reumatóide são os alongamentos musculares e o uso de bolas de pilates para relaxar toda o corpo. Fazer exercícios de baixo impacto como levantar os braços enquanto anda e levantar os joelhos até a altura do quadril enquando caminha também podem ser utilizados.
É muito importante que o fisioterapeuta ensine o indivíduo portador de artrite reumatóide a alongar-se corretamente e a realizar mobilizações passivas nas próprias articulações para que este possa auxiliar no tratamento realizando tais exercícios em casa, diariamente e sempre que houver necessidade.

Espero que eu tenha ajudado
Gláucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário