quarta-feira, 6 de março de 2013

Os benefícios do Bosu

O treinamento com o Bosu é de origem americana e caracteriza-se por ter como principal objetivo melhorar a condição física de cada participante em exercícios cardiovasculares, de força e flexibilidade.

O Bosu é um acessório que tem a aparência de uma bola cortada ao meio e é bastante requerido pelos estúdios por ser de fácil uso e pela versatilidade dos exercícios – ele possibilita flexões de braço, abdominais, pulos e todos os exercícios de Pilates.

Os exercícios praticados no bosu trabalham necessariamente com o alinhamento do eixo de gravidade para o equilíbrio. A conseqüência disto é a consciência corporal de quem pratica, além da melhora na coordenação, aumento da eficiência neuromuscular onde os músculos agonistas, antagonistas, neutralizadores e estabilizadores funcionam juntos durante a maioria dos movimentos.

O Bosu tem origem americana. Seu nome é uma sigla para “Both Sides Up” (Ambos Lados Para Cima). Ele pode ser usado tanto na parte plana quanto na parte oval. Daí a origem da sigla. De qualquer lado é preciso ter força para manter o equilíbrio durante o exercício.

Dentre os benefícios da prática do Pilates com o Bosu, estão:

- melhora na coordenação, no equilíbrio e na função neuromuscular, desde a reabilitação até a melhora funcional esportiva.       
- por exigir esforço muscular, os exercícios feitos no Bosu resultam na melhora da postura e dos movimentos funcionais;
- cria uma nova visão de consciência corporal, posicionamento do corpo, alinhamento postural e movimentos seguros;
- melhora a estabilidade do core.
- exige integração entre corpo e mente.       
- desenvolve e mantém o controle de resposta (feedback) bem afiados e treinados. Isso é passado para o treinamento muscular que aumenta a eficiência do movimento, exigida pela atividade.       
- além de desenvolver equilíbro e estabilidade no alongamento, resulta na melhora da postura auxiliando também na performance do movimento, eficiência e segurança.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário