Sintomas da fibromialgia:
Dor - é o principal sintoma, sentida em todo o corpo, mas que pode iniciar em uma determinada região e se espalhar para outras áreas após certo tempo. A dor é dita como ardência, queimação, incômodo ou fisgadas. Varia de intensidade de acordo com a hora do dia, com o padrão de sono do paciente, com o clima estresses e tipo de atividade que ele executa.A sensação mais referida é a de como se estivesse gripada constantemente, mas de qualquer maneira eles sentem sempre alguma dor.Para um pequeno número a dor é bastante severa e daí exige cuidados muito mais específicos.
Para tentar classificar melhor pacientes portadores da síndrome da fibromialgia
foi criado um mapa de pontos dolorosos específicos que é aplicado na avaliação
física em consultório para determinar a presença ou não de fibromialgia no
paciente. Por este mapa é determinado fibromiálgico o paciente que apresenta
pelo menos 12 dos 18 pontos simétricos e bilateralmente localizados como
dolorosos à palpação leve com a ponta do polegar.
Estes pontos estão localizados na nuca, acima e medialmente às escápulas, nas articulações sacroilíacas, nas faces laterais dos quadris, anteriormente ao pescoço, na região das 2ªs costelas, nas faces mediais dos cotovelos e nas faces mediais dos joelhos. Estes pontos necessariamente devem estar doloridos nos dois lados simultaneamente.
Fadiga - 90% dos pacientes sentem fadiga de moderada a severa, com redução da resistência a exercícios, perda da energia e cansaço semelhante ao da gripe forte ou de uma noite mal dormida.
Distúrbios do sono - Muitas pessoas sofrem de insônia. Acordam com frequência a noite e às vezes nem chegam a dormir, ou seja, não têm o sono profundo, o que resulta em mais cansaço e mais dor. Podem ainda ocorrer apnéias, agitação das pernas durante a noite chamada de "síndrome das pernas inquietas". É um verdadeiro ciclo vicioso de sintomas que levam o paciente a ansiedade, mau-humor, e muitas vezes depressão.
Outros sintomas - Cefaléias de tensão e enxaquecas; dor abdominal e cosntipação alternada com diarreia; urgência ou espasmo da bexiga(aumento ou ausência da vontade de urinar).
Não existe causa definida para a fibromialgia. Alguns estudos supõem que pode vir decorrente a traumas emocionais ou físicos sofridos anteriormente como um acidente automobilístico, perda de um ente querido, perda de emprego, ou pode ser devido ao estresse por sobrecarga de trabalho, e até uma gripe muito forte. Há pesquisas referentes a hormônios relacionados a perda do sono, a a alteração do humor e a manifestação da dor, mas ainda não totalmente definidos.Portanto é importante que seu diagnóstico seja dado preferencialmente por um especialista nesta síndrome, um reumatologista.
Opções terapêuticas para a fibromialgia:
medicação para redução da dor e melhora do sono;
técnicas de relaxamento para reduzir a tensão muscular;
programas de exercícios para fortalecimento muscular e aumento da ganho de condicionamento cardiorrespiratório;
programas educativos para ajudar o paciente a entender sua condição.
O pilates é uma excelente opção a este pacientes pois devido ao baixo impacto dos exercícios, a fluidez com que são executados, o treino respiratório, tudo isso favorece grande segurança na execução da atividade e com grandes possibilidades de redução de todos os sintomas.
Resultados da execução do pilates por fibromiálgicos:
melhora do sono;
menor intensidade da dor;
maior autoestima;
redução da ansiedade;
melhora do humor;
melhora do padrão respiratório.
O mais importante é consultar o médico especialista para o diagnóstico correto e assim traçar o plano de atividades que melhor se encaixa na condição de cada paciente.
Fonte:Saúde e fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário