Você já deve ter ouvido falar em antioxidantes e radicais livres. Mas você sabe realmente o que são? Os antioxidantes são substâncias presentes em alguns alimentos que ajudam a neutralizar a ação de moléculas prejudiciais – os radicais livres. Essas moléculas causam alterações na estrutura das proteínas, das gorduras e também do DNA. É aí que mora o perigo! A lesão do DNA pode fazer parte de uma sequência de eventos que podem acabar resultando no desenvolvimento de um câncer.
Os antioxidantes agem de várias formas inibindo a alteração na estrutura do (ou oxidação – daí o nome!) do DNA. Alguns capturam radicais livres, impedindo que alcancem moléculas de DNA, enquanto outros protegem contra a oxidação das gorduras, mantendo a integridade da estrutura das membranas celulares.
Por isso é fundamental consumir muitos antioxidantes. O ideal é obtê-los por meio da alimentação: frutas e hortaliças são as principais fontes. Entre substâncias antioxidantes estão as vitaminas C e E, carotenoides (betacaroteno, luteína e licopeno) e flavonoides. Há ainda enzimas que atuam como antioxidantes e que dependem de um suprimento regular de minerais como selênio, zinco e magnésio para funcionar bem.
Quer garantir a ingestão de todos esses nutrientes antioxidantes?
Siga estas 8 dicas para consumir mais antioxidantes e diga adeus aos radicais livres!
1 – Beba um copo de suco de frutas ou de hortaliças durante as refeições.
2 – Adicione um punhado de frutas frescas ou secas, em pedaços, a uma porção de cereais integrais ou a um pote de iogurte com baixo teor de gordura.
3 – Sirva salada como acompanhamento às refeições – quanto maior a variedade de hortaliças, melhor.
4 – Acrescente mais hortaliças, como cebola, alho-poró, cenoura e tomate, a cozidos e ensopados. Podem ser usadas hortaliças em conserva, congeladas ou cruas.
5 – Coma frutas ou hortaliças cruas no lanche.
6 – Inclua leguminosas e feijão na alimentação – por exemplo: salada de feijão, refogado de tofu, dahl (sopa de lentilha indiana) – ou acrescente-os a ensopados.
7 – Sirva sempre duas porções de hortaliças nas refeições noturnas. Caso não tenha hortaliças frescas, recorra às congeladas.
8 – Na sobremesa, como uma fruta ou uma porção de salada de frutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário