Não importa a causa, a ansiedade crônica é prejudicial para a sua saúde. Faz o coração bater mais rápido do que deve e até mesmo o sangue ficar mais espesso, aumentando o risco de infarto ou AVC. Se você for do tipo ansioso (como eu, que vivo ligada na tomada!) faça um favor a si mesmo: experimente as estratégias a seguir, que irão ajudá-lo a aquietar a mente. Elas funcionam!
Converse com alguém. De preferência com um profissional com formação em terapia comportamental cognitiva. Nessa forma de terapia, aprende-se a separar preocupação de realidade, colocando os medos na perspectiva adequada. Pesquisas revelaram que a terapia funciona melhor que o uso de medicação nos casos de ansiedade.
Dê uma volta no quarteirão. Sabe aqueles hormônios do “bem-estar” que são liberados durante a prática de exercícios? Um deles é o neurotransmissor conhecido como ácido gama-aminobutírico, ou GABA. Estudos descobriram baixos níveis de GABA em pessoas com transtornos de ansiedade, em especial a síndrome do pânico. Também descobriram que exercícios podem elevar os níveis de GABA. De quanto exercício você precisa? Uma pesquisa fez 15 pessoas saudáveis correr em uma esteira por 30 minutos, em seguida deu-lhes uma droga que simulou uma crise de pânico. Apenas seis delas tiveram crise de pânico após o exercício, em comparação com 12 que tomaram a droga depois de um período de descanso.
Respire como uma pessoa não ansiosa. Muitos dos sintomas de uma crise de ansiedade são causados por hiperventilação – quando você faz inspirações curtas que não liberam totalmente o dióxido de carbono dos pulmões. À medida que o dióxido de carbono se acumula, não há espaço suficiente nos pulmões para permitir a entrada do oxigênio, deixando você tonto e confuso. Aprender a respirar adequadamente quando sentir a ansiedade aumentar ajuda a impedir a liberação dos hormônios do estresse relacionados à hiperventilação. A melhor opção é ter aulas de relaxamento. E tente concentrar-se na sua respiração ao se sentir ansioso. Respire fundo uma vez, o mais lentamente possível (conte até cinco na inspiração), observando o abdome (não o peito) inflar. Prenda a respiração por alguns segundos e depois expire, contando novamente até cinco. Repita cinco vezes.
Redescubra a religião. Um estudo com 718 adultos revelou que mulheres que deixaram de frequentar serviços religiosos tinham três vezes mais probabilidade de ter um distúrbio relacionado à ansiedade do que as outras. Essa relação pode dever-se às interações sociais que as mulheres têm ao participar ativamente em uma instituição religiosa.
Tome chá. Pesquisadores britânicos descobriram que pessoas que bebem chá várias vezes por dia se recuperam mais rapidamente de situações estressantes, que aumentam a frequência cardíaca e elevam a pressão arterial. O sangue de quem costuma beber chá também mostrou níveis mais baixos de hormônios do estresse. É possível que os antioxidantes do chá se liguem aos mesmos receptores cerebrais que os remédios que combatem a ansiedade têm como alvo.
Fonte:Renata Divan
Nenhum comentário:
Postar um comentário