sábado, 28 de junho de 2014

Avaliação postural antes e após 75horas/aulas do método Pilates em fisioterapeutas e educadores físicos

Resumo: Para a reeducação postural algumas técnicas baseadas na cinesioterapia são utilizadas, como o método Pilates, fundado pelo professor Joseph Pilates (1880-1967). Foram avaliados 12 sujeitos submetidos a exercícios baseados no método pilates básico (MPB). A avaliação da postura foi realizada por meio de análise computadorizada de fotografias baseada no protocolo de avaliação SAPO – software de avaliação postural. Os
valores médios dos dados obtidos nas duas avaliações pré- tratamento e pós- tratamento foram comparadas através do teste t de Student para as amostras dependentes com nível de significância de p < 0,05. Os resultados mostraram não haver diferença significativa entre a variação da postura antes e após a atividade de 75h/aulas do MPB para os alunos avaliados. 


Palavras-chaves: avaliação, postura, método Pilates.

Abstract: Some techniques are use joint kinesiotheraphy and reeducation stance, like a method Pilates, funded as
far as Joseph Pilates (1880-1967). Assessment 12 people after classes method Pilates basic (MPB). The assessment
of stance went make for analysis computerized of photographs joint in the protocol assessment SAPO-software de
avaliação postural. The assessment went realized before and after treatment they had been compared through test t
of student for samples dependent with level of significance of p < 0, 05. The MPB show no efficiency for to promote
change in stance students’ assessments. Keywords: assessment, method Pilates,
 

INTRODUÇÃO

Para controlar a postura ereta, utilizamos informações baseadas na referência geocêntrica
(esquema corporal), onde dois tipos de força atuam: as musculares que atuam contra a ação
da força gravitacional e as forças que atuam para estabilizar o centro de massa do corpo
sobre o suporte (sistema visual, vestibular e somatossensorial), portanto, o controle postural
exige uma interação complexa entre os sistemas músculo - esquelético e neural [1,2].
 

A avaliação da postura é um método utilizado na fisioterapia para estudar o alinhamento das partes do corpo. A partir dela, é montado o tratamento que tem por objetivo levar o paciente ao nível mais próximo possível do padrão de referência considerado como ideal [3,4].
 

O exame que inclua dados quantitativos preenche a lacuna existente na clinica postural,
com a utilização da bio-informática nos protocolos de avaliação da postura humana, a evolução dessa ciência permite uma melhor utilização dos recursos eletrônicos atualmente disponíveis, no âmbito da reeducação postural, com a finalidade de aumentar a eficiência das
avaliações para melhorar as intervenções terapêuticas e as ações preventivas [3,5].
 

Para a reeducação postural algumas técnicas baseadas na cinesioterapia são
utilizadas pelos terapeutas, tais como reeducação postural global [6,7,8] e recentemente o método Pilates (MP)[9,10,11,12,13,14,15].
 

O Método Pilates, foi fundado pelo professor Joseph Pilates (1880-1967),desenvolvido durante a Primeira GuerraMundial [11,12,13,16] e disseminado nos Estados Unidos em 1923 [9,17,18].
A prática de Pilates destina-se a melhorar em geral a flexibilidade do corpo e a saúde, mas também enfatizando o“centro” de força (tronco), postura, e coordenação da respiração com o movimento, melhora do desempenho, o condicionamento corpo-mente, prevenção de lesões e o tratamento de dor crônica [9,10,12,13,17,19].
O método está abrangendo abordagens diferentes na população que procura a atividade física [16].


Lamentavelmente, o aumento do número de clientes do MP e praticantes não vem acompanhado com o concomitante desenvolvimento da pesquisa.


O Objetivo do trabalho foi avaliar a postura bípede de 12 sujeitos antes do programa de 75horas/aulas do Método Pilates básico (MPB) e reavaliação após as aulas.
Mensurar e descrever os dados obtidos
 

MATERIAIS E MÉTODOS

Após aprovação do Comitê de Ética do Centro Universitário São Camilo, n° 107/05 e
qual fidedignidade da avaliação postural fisioterapeutas e educadores físicos antes e após
75horas/aulas do método Pilates® básico.
 

Casuística

Foram avaliados 12 voluntários, após assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido, sendo três do sexo masculino e nove do sexo feminino, 6 fisioterapeutas e 6
educadores físicos com idade de 23 e 45 anos altura de 1,60 a 1,85 metros. Não foi
utilizado grupo controle, pois as amostras foram avaliadas e comparadas com ela mesma.
 

Critérios de inclusão
 

Todos os participantes concordaram e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram incluídos os que apresentavam alterações posturais fixas oriundas da coluna vertebral; não apresentavam dor crônica na coluna vertebral; não eram obesos, não
foram submetidos a qualquer procedimento cirúrgico que envolva a coluna vertebral e os membros inferiores e não foram diagnosticados como portadores de doenças oste-mio-articulares ou neurológicas previamente que comprometam a postura humana, estarem
com o sistema somatossensorial e vestibular íntegro.


Critérios de exclusão
Não concordaram em participar voluntariamente ou não assinaram o termo
de consentimento livre e esclarecido; não foram submetidos a todas as sessões propostas
no estudo; apresentaram queixa de desconforto,quadro doloroso ou qualquer evento que
apresentasse risco mínimo para a saúde do participante e que, portanto tenha impedido a
realização do tratamento.


Método de coleta


A coleta dos dados foi feita por fotografia digital, com câmera cybershot da marca Sony 4.1 com resolução de um mega pixel com utilização de flash e sem utilização de zoom.


A câmera foi posicionada a um metro e meio de distância da amostra e a um metro de
altura do chão a máquina digital ficou perpendicular ao indivíduo evitando erros de paralaxia, as fotos foram tiradas no plano frontal, vista anterior e posterior e plano sagital, vista lateral direito e esquerdo antes e após as 75horas/aulas do MPB. Foi colocada uma régua de trinta centímetros perpendicular ao chão para a calibração do software.


Colaram-se adesivos nos pontos anatômicos após a palpação preconizada pelo software de avaliação postural (SAPO) para a avaliação. Após coletadas, as fotos digitais foram transferidas para computador pessoal com memória de HD de 80 megabytes, memória RAM de 256, onde foi feita a avaliação postural digital por meio do software sapo disponível on-line em http://sapo.incubadora.fapesp.br e de domínio público.


A utilização do SAPO para analise postural seguiu a seqüência pré estabelecida pelo software. Após geração e exportação do relatório para arquivos em extensão PDF e Excel, os resultados foram salvos e arquivados em mídia.


Após as 75horas/aulas do MPB a seqüência para avaliação postural computadoriza foi refeita. Em posse das duas avaliações: pré e pós tratamento, osresultados foram analisados e comparados.


A partir dos pontos preconizados pelo protocolo SAPO pode-se ter medidas, distâncias e ângulos. Assim a escolha dos pontos do protocolo, foi baseada na relevância clínica, base científica, viabilidade metodológica e aplicabilidade[19].
 

Protocolo de tratamento
As aulas foram divididas em sessões de 55 minutos, alternadas em dias da semana, foram acompanhadas e ministradas, através de indicações de posicionamento por comando verbal e estimulação tátil para a ativação da musculatura trabalhada, individualmente por instrutores qualificados do MP. Os exercícios seguiram uma seqüênciado MPB igual para todos os alunos.
 

RESULTADOS

Os dados em sua totalidade estão representados abaixo:Tabela 1. Resultados das médias da avaliação antes e após 75horas/aulas do MP básico.
Média antes                        Média depois
Test t pareado com p<0,05
1 -1,02±1,81 -1,16±1,81 0,70                                       2 0,08±1,21 0,28±1,21 0,74
3 0,32±1,12 -0,08±1,12 0,20                                        4 -0,25±1,56 0,35±1,56 0,33
5 0,46±1,08 0,33±1,08 0,13                                         6 85,47±3,21 85,28±3,21 0,81
7 13,75±9,25 13,3±9,25 0,81                                       8 2,29±1,34 1,50±1,34 0,07
9 80,41±22,84 86,64±22,84 0,36                              10 13,69±8,63 12,12±8,63 0,56
11 2,02±1,12 2,15±1,12 0,74
1: alinhamento horizontal da cabeça; 2:
alinhamento horizontal das espinhas ilíacas Antero superiores; 3: Alinhamento horizontal dos acrômios; 4: ângulo entre os dois acrômios e as duas espinhas ilíacas Antero superiores, 5:
diferença do comprimento dos membros inferiores, 6: Ângulo do tornozelo direito; 7:
alinhamento vertical da cabeça direita; 8: alinhamento vertical do corpo direito, 9:
ângulo do tornozelo esquerdo, 10:alinhamento vertical da cabeça esquerda,11: alinhamento vertical do corpo esquerdo.


DISCUSSÃO
Os alunos avaliados tinham nível de graduação sendo seis fisioterapeutas e seis
educadores físicos, levando em conta que com essas duas formações acadêmicas os
alunos passaram por vivências dentro da graduação, que construíram o saber do esquema e consciência corporal [22].
 

Para comprovar o quanto o MPB interferiu na postura desses indivíduos analisou-se quantitativamente a postura antes e após as 75horas/aulas do método,mas como se pode analisar o nível básico do MP pode não se encaixar para essas pessoas que já tem noção de movimentos,esquema corporal e qualidade de vida.Os dados obtidos apresentaram distribuição normal, paramétrica, portanto fez-se necessário a utilização do test t(student) pareado. O critério utilizado para avaliação da significância foi de p < 0,05.
A tabela 1 mostra que não houve diferença significativa entre as médias com o desvio padrão antes e após o tratamento obtido através do test t pareado com p < 0,05.
 

Segundo Kolyniak (2004), o MP mostrou - se eficaz no fortalecimento da
musculatura extensora do tronco, atenuando o equilíbrio entre a função dos músculos
envolvidos na extensão e flexão do tronco, os exercícios intermediário-avançado, que
contemplou em 25 sessões de 45 minutos ministrada por um instrutor qualificado.
 

Estudo com 32 pessoas durante seis meses agrupados de 8 a 12 pessoas que
participaram de sessões de uma hora com instrutor qualificado, uma vez por semana com
exercícios do Pilates básicos, o critério de inclusão era baseado na saúde de cada
individuo. Foi avaliada a flexibilidade, a composição corporal e a auto-avaliação de
saúde, sendo que a única variável que mostrou melhora significante foi a flexibilidade [13].
 

Um artigo que avaliou duas formas comuns de exercícios que atuam no músculo
transverso abdominal (Tra) o Método Pilates e o exercício tradicional de contração do Tra, e a
atuação desse músculo na função normal de estabilidade da coluna, concluiu que o treino
com o método Pilates serviu para contrair o músculo Tra e manter a estabilidade lombarpélvica no desempenho muscular do Tra mais
que os exercícios de contração do Tra e o grupo controle. Foram avaliadas trinta e seis mulheres assintomáticas [22]. Porém Lee (2005) não descreve quais os exercícios foram utilizados e qual o nível do MP.
 

Existem evidências que o MP traz benefícios para o sistema músculo esquelético,
porém, segundo Lange (2000), há algumas definições dos exercícios inspirados no MP que
devem ser seguidas se houver um intuito de atingir o máximo dos benefícios dos
exercícios, uma dessas definições é que os exercícios devem ser altamente individualizados o que gera atenção para esse detalhe de suma importância na
prática do MP.
 

Conclui-se que o MPB não foi eficiente para promover alteração na
postura dos alunos avaliados. Recomendase que os exercícios do MP sejam individualizados.
 

BIBLIOGRAFIA

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