Quem não sabe que o sobrepeso é uma ameaça à saúde? Há uma epidemia de excesso de peso entre ricos e pobres, sem distinção, fazendo disparar a incidência de doenças cardíacas, AVC, diabetes e outros distúrbios. Então, não perca mais tempo: faça desses alimentos seus aliados.
A sopa pode ser sua arma secreta para perder alguns quilos. Um estudo americano sugere que tomar sopa antes do prato principal modera o apetite, de forma que você reduz em mais de 20% o consumo total de calorias naquela refeição. Isso porque a sopa leva um tempo relativamente longo para deixar o estômago, e acredita-se que acalme os hormônios estimulantes do apetite. Evite, porém, as sopas cremosas.
Trocar alimentos de alta densidade energética por outros de baixa densidade energética é uma das melhores formas de emagrecer e se manter magro. É a diferença entre comer 100 g de batatas fritas e 100 g de batatas cozidas – elas pesam a mesma coisa, mas as fritas contêm mais gordura e, portanto, mais calorias. Comer mais alimentos de baixa densidade energética vai ajudá-lo a sentir-se saciado por mais tempo – e os quilos devem ir embora. Boas opções são frutas, verduras, legumes e alimentos como arroz e massas, que absorvem muita água durante o cozimento. Evite alimentos com muita gordura e/ou açúcar.
Uma dose diária de óleo de coco pode ajudar a eliminar os quilos que teimam em não ir embora. O óleo de coco érico em um tipo de gordura que pode acelerar o metabolismo. Um estudo brasileiro mostrou que mulheres com um estilo de vida saudável que consumiram 30 ml de óleo de coco por dia apresentaram cintura mais fina, níveis mais altos de HDL, o colesterol bom, e mais baixos do LDL, o colesterol ruim após 12 semanas. Consuma uma ou duas colheres (chá) do óleo por dia e use-o para cozinhar. Mas, como qualquer gordura, ele deve ser usado frugalmente. Se seu colesterol estiver alto, consulte o médico antes de consumir o óleo de coco.
Mascar chiclete pode ajudar a amenizar o desejo por doces, sugere um estudo americano. Pessoas que mascaram chiclete sem açúcar por 15 minutos por hora durante três horas e depois comeram diversos petiscos relataram sentir significativamente menos fome e menos desejo por doces.
Beber dois copos de água antes de cada refeição vai ajudá-lo, dizem pesquisadores americanos. A água é eficaz porque enche o estômago, proporcionando uma sensação de saciedade, sem acrescentar calorias. Portanto, beba água antes de cada refeição – ela pode ser a poção mágica que você vem procurando.
Carboidratos com baixo índice glicêmico (medida da rapidez com que o alimento eleva os níveis de glicose no sangue) podem ajudar na perda de peso. Feijão, castanhas, sementes, massas integrais e trigo-sarraceno mantêm a sensação de saciedade por mais tempo ao liberarem sua energia lentamente, o que pode levar você a comer menos.
Comer proteína em cada refeição pode ajudar a manter seu peso constante. Esse é um dos melhores tipos de alimento para desencadear aquela sensação de “estou satisfeito”. A proteína também estimula a queima de gordura e ajuda a formar ou manter o tecido magro. Além de carne e peixe, pode-se obter proteína por meio de uma dieta à base de feijão, lentilha, castanhas, sementes, ovos, soja e derivados.
Os laticínios podem ajudar a evitar que as mulheres ganhem peso e a reduzir a gordura corporal geral. Pesquisadores americanos descobriram que mulheres jovens de peso normal que ingeriram 1.000 mg de cálcio de laticínios todos os dias – a quantidade de cálcio de pouco menos de 1 litro de leite semidesnatado – perderam cerca de 2,7 kg em dois anos. Consuma três porções de laticínios por dia – um copo de leite, um pote pequeno de iogurte desnatado e um pedaço de queijo do tamanho de uma caixa de fósforos. Mas certifique-se de seguir também uma dieta com calorias controladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário