sábado, 28 de junho de 2014

Pilates no tratamento de osteoporose




Osteoporose é a redução da densidade óssea por desmineralização deixando o individuo susceptível a fraturas. 


 Muito comuns em pessoas com idades avançadas pela própria desmineralização óssea à partir de 50 anos de vida, mas que também podem ocorrer por diversos fatores em pessoas de idade mais jovem como em casos de uso continuo de medicação favorável à perda de cálcio, pacientes em tratamento quimioterápico etc, mas em todos os casos é muito mais comum em mulheres devido às alterações hormonais pós menopausa. Silenciosa na maioria das vezes, a osteoporose não traz sintomas observáveis pelo paciente e só é bem percebida pelo indivíduo quando ocorre uma fratura por queda. Falar nisso, vocês sabiam que na maioria das vezes ocorre primeiro a fratura e depois a queda e não o contrário? Sim! Com uma massa óssea tão frágil muitas vezes o paciente fratura-se mesmo de pé, ou mudando-se de postura sentada para de pé ou vice-versa, ou subindo ou descendo uma escada, e daí cai.
 
Muito se fala em tratamentos para combater ou prevenir esta perda óssea tão drástica como: o banho de sol pela manhã, para aumentar a captação da vitamina D que acelera a deposição de cálcio nos ossos reduzindo a desmineralização óssea, a ingesta de alimentos ricos em cálcio como leite e derivados, e a execução de atividades físicas que faz com que com o aumento da atividade muscular aumente a captação de cálcio pelos ossos.

E porque não o Pilates como atividade física neste tratamento ou prevenção? Sim! o Pilates é uma maravilhosa opção de atividade já que podem ocorrer impactos modulados pelo instrutor facilitando a reação óssea à captação de cálcio, respeita-se as limitações de cada aluno, faz-se o ajuste postural e de equilíbrio que certamente estes alunos já trazem junto com as alterações pela osteoporose, gasta-se menos energia para a execução dos exercícios preservando o aluno, e suas capacidades de fortalecimento osteomuscular são muito maiores e com muita segurança. 

Todo o programa de exercícios no pilates deve ser modificado para este aluno, evitando determnadas posições e esforços para não causar microfraturas ou até mesmo fraturas maiores que seriam determinantes da incapacidade permanente destes indivíduos.
 
Em pouco tempo o aluno refere melhora de sintomas dolorosos,ganha em flexibilidade,força muscular,equilíbrio, sentindo-se mais seguro nas atividades de sua vida diária como higiene pessoal, caminhar, vestir-se e na execução de atividades recreativas ou ocupacionais como 
bordar, por exemplo. 

Portanto, meus queridos, façam pilates e sejam felizes.


Orientações para portadores de osteoporose na prática de pilates:

1- Não executar exercícios que exijam a flexão da coluna, como os abdominais tradicionais.
2- Dê preferência aos exercícios de extensão de coluna no lugar dos de flexão.
3- Trabalhe os exercícios de equilíbrio, para evitar quedas.
4- Execute exercícios que fortaleçam a musculatura e que trabalhem por compressão e impacto, estes ajudam a aumentar a DMO (densidade mineral óssea)
5- A hidroginástica não é indicada para aumentar a DMO, porque não trabalha com a ação da gravidade.
6- Procure variar o treino, especialistas dizem que os ossos gostam de surpresas!


Fonte:CGPA Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário