Que tal aproveitar as férias para jogar vôlei na praia com a família? E aquela pedalada no final de tarde, quem topa? Praticar esportes é ótimo para a saúde e pode ser uma boa forma de estimular a integração da família.
De acordo com a psicóloga Rita Romaro, esse tempo passado em conjunto fazendo algo que dê prazer contribui para uma boa relação dentro de casa. Esses treinos coletivos estimulam as crianças a desenvolverem hábitos saudáveis e a pensarem na importância da qualidade de vida, aprendendo desde cedo a conviver com o esporte.
O psicólogo do esporte Rodrigo Falcão, diz que o fato de os pais se exercitarem já influencia positivamente os filhos. Além disso, não basta apenas incentivar as crianças a começar uma aula de esporte. Quando os pais se envolvem na prática, a influência é muito maior, já que os filhos têm neles a referência para suas escolhas.
A atividade em família, ou em grupos de amigos, fortalece a autoestima e a força de vontade para a realização das atividades. Outro benefício dos esportes coletivos é a construção de conceitos e valores, trabalhando questões como trabalho em equipe, socialização, visão estratégica e desenvolvendo capacidades e habilidades dos praticantes.
Falcão lembra que essas atividades precisam ser prazerosas e saudáveis, feitas em parceria e sem obrigação. O esporte pode ser introduzido em qualquer idade, evitando estimular a competição.
Mas é importante adequar as atividades à capacidade de cada praticante, pensando na idade e em suas possibilidades físicas e mentais também. Se precisar, mude algumas regras do esporte ou comece devagar, de forma simples para não exigir demais das crianças, por exemplo. Use bolas grandes e macias, bóias, redes adequadas à altura.
E a regra principal: divirta-se! Assim as crianças vão querer repetir a dose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário