sábado, 6 de dezembro de 2014

Rolamento do quadril



Os alunos sempre me perguntam: por que temos que fazer a “Ponte” toda aula?

O rolamento do quadril é um exercício que reúne muitos benefícios, entre eles, preparar o corpo para os exercícios, promover o recrutamento da musculatura de centro (Powerhouse), mobilizar a coluna e iniciar a conscientização corporal.

A posição inicial do exercício deve ser em decúbito dorsal (barriga para cima), com os joelhos flexionados, os pés apoiados no solo na largura do quadril, braços estendidos ao longo do corpo com as palmas das mãos voltadas para o solo. Relaxe o pescoço, os ombros (que devem estar e se manter longe das orelhas) e lembre-se de deixar a pelve na posição neutra (ou seja, aquele espacinho, para a lombar não encostar no chão).

O movimento consiste em articular a coluna para cima, realizando a extensão do quadril, para isso, devemos inspirar para concentrar, contrair o abdômen, os glúteos e os isquiotibiais. Ao expirar articulamos a coluna de forma sequenciada (primeiro a coluna lombar, depois a torácica inferior e por fim a torácica superior) para fora do apoio do chão, até que o peso do corpo fique entre as escápulas (asinhas das costas) e o quadril estendido em uma linha neutra (sem hiperestender). Para retornar, devemos expirar mantendo o abdômen contraído, e articulando cada vértebra da coluna de uma vez, a fim de voltar  o tronco ao solo.


    

Musculatura utilizada para o exercício, quando elevamos o tronco atuam de forma concêntrica, e quando abaixamos atuam de forma excêntrica: flexores do tronco (reto abdominal, oblíquo interno e oblíquo externo), estabilizadores anterior do tronco (transverso do abdomen, que trabalha isometricamente durante todo o movimento), assoalho pélvico, extensores do quadril (glúteo máximo, isquiotibiais) e de maneira acessória eretores da espinha (extensor da coluna), quadríceps femoral (extensor do joelho), latíssimo do dorso, redondo maior e deltóide posterior.

Objetivos do exercício: 
Melhorar a articulação da coluna, estabilidade lombo-pélvica, desenvolver controle dos abdominais e ísquiotibiais.

Está explicado porque precisamos fazer a “Ponte” toda aula !!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário