Para iniciar o exercício, o posicionamento deve ser: em quatro apoios, com as mãos embaixo dos ombros, os joelhos embaixo dos quadris e as pernas afastadas na distância dos quadris. Pelve e coluna na posição neutra. A cabeça deve seguir o alinhamento da coluna torácica.
O movimento é articular a coluna, sem desalinhar as mãos e as pernas, durante a expiração devemos inclinar posteriormente a pelve e arredondar a coluna, articulando de forma sequenciada do cóccix até a cabeça. Devemos inspirar e manter a posição com os abdominais contraídos e sustentando a cabeça com os ombros relaxados. Na expiração, articulamos novamente a coluna de maneira seqüenciada até uma extensão da torácica.
Musculatura utilizada na extensão:
Eretores da espinha (espinal, longuíssimo e iliocostais) e semiespinhal.
Na extensão:
Reto abdominal, oblíquo interno, oblíquo externo e transverso do abdômen (de maneira isométrica). De forma acessória temos a ação do glúteo máximo, isquiotibiais, deltóide anterior, peitoral maior, latíssimo do dorso, redondo maior, serrátil anterior e tríceps braquial.
Objetivos do exercício:
Desenvolver controle abdominal, ganhar flexibilidade da coluna lombar, promover estabilidade e controle da cintura escapular e fortalecer extensores superiores e médios da coluna.
Fonte: Carol Kohn
Nenhum comentário:
Postar um comentário