quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pilates - câncer

O tratamento contra o câncer pode provocar a sensação de fadiga e perda da força muscular, chamada pelos especialistas de astenia. Outro problema decorrente do tratamento é a depressão, comum em pessoas acometidas pela doença. Para amenizar esses efeitos negativos, a depender das condições do paciente, a atividade física é recomendada, mas deve ser feita com orientação médica.
O pilates, atividade considerada de baixo impacto e com grande capacidade de adaptação para as necessidades e habilidades de cada paciente, aparece como alternativa aos que estão em tratamento contra o câncer.
Segundo Helena Mathias, fisioterapeuta e diretora do Núcleo do Movimento Pilates & Reabilitação, em Ondina, dentre os inúmeros benefícios da atividade, estão o aumento da flexibilidade, mobilidade, capacidade circulatória e da força muscular, redução da fadiga, melhora da autoestima, relaxamento, bem estar, melhora do humor, aumento da resistência física e mental, melhora da respiração e da concentração e redução das tensões e de dores crônicas.
Essa técnica de condicionamento físico é uma ginástica livre de impactos, que respeita a individualidade e os limites de cada praticante. O método é uma mistura de técnicas orientais, que valorizam o alongamento e a respiração, com técnicas ocidentais, que priorizam a força muscular.
O Pilates já tem sido aplicado com bons resultados nos processos de reabilitação funcional, resultando em benefícios para a saúde geral, aumento de força, articulações mais saudáveis e aumento da capacidade respiratória.
O paciente com câncer que deseje praticar Pilates, no entanto, deve consultar seu médico antes de começar qualquer atividade física. Além disso, o instrutor da técnica deve ser capacitado para o trabalho de reabilitação.

Fisioterapia - O câncer é uma doença complexa que pode causar alterações físicas, sociais e emocionais. A fisioterapia oncológica é uma especialidade que tem como objetivo preservar, melhorar e restaurar a integridade funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir ou minimizar complicações causadas pelo tratamento médico (quimioterapia, radioterapia, cirurgia).
Procura também dar orientações adequadas aos pacientes, familiares e cuidadores, quanto às atividades rotineiras, esclarecendo mitos e verdades relativos ao período do tratamento e proporcionando aos pacientes mais segurança para encarar essa etapa de vida com mais autoestima e convívio social.

 
Fonte:Helena Mathias

Paticar pilates

 
 

Qual a melhor hora para fazer pilates


Mitos e verdades


Use o fio dental todos os dias

Entenda a relação entre a saúde bucal e o diabetes. 
Todos sabemos a importância do uso do fio dental para manter a saúde bucal. Mas você sabia que o uso do fio e a limpeza cuidadosa dos dentes é crucial para quem tem diabetes?
 
Isso porque ter diabetes aumenta o risco de desenvolver doença periodontal, provavelmente porque o nível elevado de glicose no sangue interfere na capacidade do corpo de combater a infecção.
 
Além disso, parece que a doença periodontal também torna mais difícil o controle da glicemia. Em um estudo, pessoas com o nível de glicose do sangue descontrolado que receberam tratamento para doença periodontal passaram a ter mais facilidade para manter a glicemia sob controle e em patamares saudáveis. Portanto, faça a sua parte passando o fio dental nos dentes todos os dias e indo ao dentista regularmente.
 
Fonte:Reverse Diabetes

sábado, 20 de julho de 2013

Abaixar e elevar (coluna reta) no Ladder Barrel

Abaixar e elevar no Ladder Barrel . Importante: um profissional treinado deve dar assistência neste exercício com a coluna reta. Combinado?

EXERCÍCIO: Abaixar e elevar (coluna reta) no Ladder Barrel  (nível avançado)

A posição inicial desta execução é a seguinte: em decúbito dorsal, com a lombar estendida no ápice do arco. Mantenha a porção superior do tronco neutra, paralela ao chão, a coluna cervical pode estar levemente flexionada para evitar tensão. Braços acima da cabeça, cotovelos flexionados, segurando as alças do degrau de cima da escada. Deixe as palmas voltadas para cima ou para baixo, dependendo da habilidade para estabilizar. Pernas estendidas, paralelas, aduzidas e elevadas em direção ao teto. Escápulas estabilizadas.

 .

 
Para preparar, inspire. Logo após, expire, abaixe as pernas para longe do tronco, tão longe quanto a estabilidade pélvica possa ser mantida. Inspire, traga as pernas em direção ao tronco. Complete seis repetições.

Gafanhoto (decúbito ventral) no Arc Barrel

 Esse equipamento desenvolve o alongamento, descompressão e flexibilidade da coluna vertebral. É um ótimo complemento para exercícios de solo, possibilitando novas variedades de exercícios.

EXERCÍCIO: Gafanhoto (decúbito ventral) no Arc Barrel (dificuldade intermediária)

A posição inicial deste exercício é a seguinte: coluna estendida com o osso púbico no ápice do arco. Pernas estendidas, um pouco mais abduzidas do que a distância dos ombros e em rotação lateral, quadris estendidos. Mantenha as mãos no colchonete um pouco mais afastadas que a distância dos ombros, braços estendidos mantendo o tronco elevado. Escápulas estabilizadas.
 
 
Fonte: Eliane Coutinho
 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Exercite-se por aí

Aumente seu nível de atividade diária – sua saúde agradece!

 
Acredite: se você conseguir incluir bastante atividade ao longo do dia (todos os dias), poderá obter os mesmos benefícios para a saúde que as pessoas que frequentam uma academia. De que tipo de atividade estamos falando? Use a imaginação. Qualquer tipo de exercício físico que não envolva ficar sentado já está valendo. Pesquisas na Universidade de Massachusetts descobriram que pessoas que passam a maior parte do dia em pé – simplesmente em pé – queimam uma quantidade significativamente maior de calorias do que aquelas que passam o dia sentadas. Então, comece já!
 
Estacione o carro longe
Você tem escutado isso há anos, mas pode se surpreender ao saber quanto exercício se faz ao deixar o carro no final de um estacionamento. Se você para o carro em uma vaga perto da entrada de uma loja, por exemplo, talvez tenha de dar apenas cerca de 20 passos até a porta. Deixar o carro no fim do estacionamento pode significar ter de dar 200 passos ou mais. Digamos que você faça compras duas vezes por semana. Durante um ano, simplesmente parar longe do alvo pode acrescentar cerca de 40 mil passos à sua vida – e muitos benefícios à sua saúde.


Percorra todos os corredores do supermercado
Sim, os melhores produtos – hortifrutigranjeiros e frutos do mar, por exemplo – geralmente estão localizados ao longo dos corredores externos, ao passo que os corredores internos exibem alimentos processados menos saudáveis. Caminhe por todos os corredores e você vai aumentar o número de passos totais dados no dia.


Adote a causa verde
Você tem pensado em comprar bolsas de tecido reciclado para fazer compras? Esta é a hora. Elas armazenam bem mais produtos do que as sacolas plásticas, de modo que você pode enchê-las até que fiquem pesadas o suficiente. Carregar uma em cada mão até o carro – aquele que você parou longe, no fim do estacionamento – e depois carrega-las até sua casa vai queimar cerca de 100 kcal. Você também pode fortalecer ainda mais os braços fazendo puxadas enquanto caminha. Com os ombros esticados ao lado do corpo e os punhos voltados para fora, levante as bolsas até a altura dos ombros. Volte à posição inicial e repita até chegar ao carro.
 
Fonte : Reverse D

Exercite-se em casa

Transforme a obrigação das tarefas domésticas em benefícios para a sua saúde.


Ser ativo durante todo o dia é uma atitude muito mais saudável do que fazer exercícios vigorosos num momento e ficar sentado no restante do tempo. Então, por que não aproveitar as tarefas domésticas e transformar a obrigação em benefícios reais para a sua saúde? Aproveite estas dicas:
 

Arrume a casa todos os dias
Não espere o fim de semana chegar para limpar a casa – reserve um tempinho para arrumá-la todos os dias. Tirar a poeira, botar a roupa para lavar e passar o aspirador de pó são atividades que podem demandar tantas calorias quanto andar de bicicleta. Você pode não acreditar, mas apenas uma hora extra de limpeza por semana queima calorias suficientes para eliminar de 2 kg a 3 kg  em um ano.
 

Esfregue o chão com as mãos uma vez por semana
Seus amigos vão ficar impressionados com o brilho do seu piso – e com os músculos dos seus braços fortalecidos e sua perda de peso.
 

Transforme a hora de ver TV em exercício
Não fique esparramado no sofá. Sente-se com a coluna ereta e espalme uma mão na outra. Pressione as palmas das mãos fortemente por cinco segundos, então pare. Repita pelo menos quatro vezes. Em seguida, estique uma das pernas de forma que fique paralela ao chão, então alongue-se, alternando as pernas o máximo de vezes que conseguir. Depois, aproveite os comerciais durante os programas de TV como uma chance de se levantar do sofá e se alongar ou andar pela casa.
 
Fonte: Reverse D

Mais exercícios no dia a dia

Truques simples para se manter ativo o dia todo.

 
Com apenas um pouco de esperteza é possível perder peso, obter mais energia e controlar a glicemia – e tudo isso é fundamental para quem tem diabetes. O segredo? Inclua em sua rotina diária movimentos que queimam calorias e fortalecem o corpo.
 
Caminhe mais rápido

Se existe uma mudança simples para ficar mais ativo é acelerar a velocidade ao caminhar – seja atravessando um corredor, indo até o carro, fazendo compras ou apenas admirando a natureza. Andar mais rápido queima mais calorias, fortalece os músculos das pernas, é ótimo para o coração e os pulmões. E ainda faz maravilhas para a postura em relação à vida.
 
Use as escadas

Sim, você já ouviu isso um milhão de vezes. Mas preste atenção a esses números: subir apenas dois lances de escada por dia pode ajudá-lo a perder 2,7 kg em um ano. Na verdade, subir escadas durante dois minutos, cinco dias por semana, permite a mesma queima calórica de uma caminhada de 36 minutos. Experimente estabelecer uma cota, digamos 50 degraus por dia.
 
Faça agachamentos ao pegar objetos

A maioria de nós curva a coluna ao pegar algo do chão. Agachar-se é muito saudável para as costas e as pernas. Com os pés paralelos, dobre os joelhos e leve o bumbum para trás à medida que se agacha, como se fosse se sentar. Então, curve-se para a frente e pegue o objeto. Endireite o tronco e depois suba pressionando os calcanhares.
 
Fonte: Reverse D
 

O que acontece no corpo quando se passa muito tempo na frente do computador?

Olhos ressecados


O número de piscadas cai até 30% durante o trabalho em frente ao computador. Assim, ocorre uma rápida evaporação do filme lacrimal, uma fina camada de água que recobre os olhos. A córnea, então, fica seca. Daí, o olho pode ficar irritado, já que há menos proteção. Qualquer partícula de poeira causa incômodo e a visão pode ficar embaçada.

 
 

Cansaço visual

Para ler as informações na tela, a gente, sem se dar conta, faz um grande esforço. Depois de horas e horas de leitura, os músculos que sustentam o cristalino, lente responsável por focar o que vemos, entram em fadiga, deixando a visão turva e desfocada. Luz de mais ou de menos também contribui para o desconforto, porque a pupila tem de se fechar ou se abrir mais para controlar a passagem dos raios luminosos.


Pescoço tensionado


A flexão exagerada do pescoço sobre a tela é ruim para os músculos da região. Eles tendem a ficar contraídos e duros, como esponjas que retêm água, e não conseguem voltar rapidamente a seu formato original.

Postura e coluna

Quando sentamos inclinados em direção à tela do computador e em cadeiras inadequadas, a curvatura da lombar fica mais plana e a curva das vértebras cervicais, mais acentuada, em forma de corcunda. Os músculos são tensionados e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas. Depois de muito tempo sendo tracionada, a musculatura relaxa e a tensão vai toda para os ligamentos. A sensação de queimação, ou dor do arrancamento de prego, como também é conhecida, aumenta progressivamente.
 
 

Tendão lesionado

Muito comum, a LER (lesão por esforço repetitivo) inclui uma série de problemas, como tendinite (inflamação dos tendões dos dedos e punhos), tenossinovite (inflamação de membranas dos tendões) e bursite (inflamação das bursas, almofadas que permitem o deslizamento dos tendões).

 

Inchaço nas pernas

Esta posição pressiona os vasos da coxa e, dessa forma, torna-se mais difícil para o sangue fazer o caminho de volta para o coração. Ele fica represado nas veias, que se distendem e permitem a passagem de água para os tecidos, inchando as pernas.

 

Barriga saliente

Quando a musculatura das costas fica tensionada, caso de quando a gente se senta horas a fio diante do PC, os músculos do abdômen acabam relaxados. Aí, sem a prática regular de exercícios físicos, a barriga começa a exibir sinais de flacidez e se transforma em um alvo fácil para o acúmulo de gordura.




terça-feira, 16 de julho de 2013

Postura


O melhor da acupressão

 Saiba como se beneficiar com a técnica.
 
 
 
Esta técnica de autoajuda é apelidada de “acupuntura sem agulhas”, pois utiliza o dedo para estimular “acupontos” que restabelecem o fluxo de energia – ou qi – ao longo do corpo.
 
1. Da próxima vez que começar a sentir o pescoço e os ombros rígidos e doloridos, coloque os dedos na base do pescoço, onde ele se encontra com os ombros, em cada lado da coluna. Pressione o local por 15 segundos, inspire fundo e expire.
 
2. Mova os dedos 2 cm para fora e repita. Mova-os mais 2 cm para fora e repita.
 
3. Dê um grande abraço em si mesmo para alongar as costas; troque a posição das mãos e repita o movimento.
 

Proteja suas artérias

Alguns alimentos mantêm as artérias a salvo.
 
 
Alguns alimentos incríveis, como amêndoas, tomates e salmão reduzem o risco de arteriosclerose, baixam o colesterol, neutralizam radicais livres nocivos, reduzem as chances de desenvolver síndrome metabólica, mantêm baixo e estável seu nível de açúcar no sangue e mantêm o coração batendo num ritmo saudável.
 
1 Amêndoa com casca Um punhado de amêndoas contém incríveis 9 g de gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Escolher amêndoas em vez de um bolo ou batatas fritas para dois lanches por dia pode reduzir o colesterol “ruim” em quase 10%. A vitamina E da “polpa” da amêndoa, além dos flavonoides da casca, ajudam a parar o crescimento da placa que entope as artérias. Mas não coma demais, ou vai acumular calorias.
 
2 Tomate fresco, seco ou em molho Comer sete ou mais porções por semana pode diminuir em 30% o risco de doenças cardiovasculares. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Oulu, na Finlândia, 30 g de ketchup e 400 ml de suco de tomate por dia diminuem em 13% o nível de colesterol “ruim” (LDL) depois de três semanas. Como? Pode ser o antioxidante licopeno ou os níveis altíssimos de vitamina C, fibra e potássio do tomate.
 
3 Salmão Uma porção contém ácidos graxos que ajudam a diminuir o risco de arritmias cardíacas fatais e reduzir o colesterol, a inflamação, a arteriosclerose e a formação de coágulos.
 
Fonte: Saúde

... reflita


Livre-se das dores nos pés!


Muito apertado, muito alto, bicudo, abafado… Quem nunca sofreu com um sapato desconfortável, não é mesmo? O sapato errado é uma das principais causas de problemas nos pés, que podem, no entanto, ser facilmente tratados. Mas você sabia que quem anda descalço nos lugares errados também pode acabar sofrendo as consequências, como infecções e fungos nos pés?

 Caminhar muito ou ficar tempo demais em pé, principalmente com sapatos desconfortáveis, causa dores nos pés. Nada que uma rápida consulta à farmácia caseira não resolva… Veja a seguir algumas sugestões:

• Para relaxar, faça um banho para os pés em água quente (38 graus Celsius) com gotas de óleo de eucalipto, alecrim ou zimbro.
• Para preparar um óleo de massagem caseiro para os pés, aqueça lentamente 1/4 de xícara de óleo de gergelim ou girassol em banho-maria, juntamente com 5 gotas de óleo de erva-cidreira. Aplique suavemente a mistura morna na área afetada seca.
• Aplicar cubos de gelo reanima os pés. Mas envolva o gelo em um pano ou uma toalha.
• Em caso de dores nas pernas ou nos pés, massageie-os com álcool.

domingo, 14 de julho de 2013

Faça pilates


Fotos

Só para sairmos de férias com gostinho de quero mais.


Cláudia Sodré vai morrer de saudades das massagens porque...


Claudinha e Sr. Didico em ação


Eu ainda faço isto, não é Nivia Silva e Gláucia Marlière?
com certeza Marta Cristina .


Sustentação total de Valéria Braga. Pilates é superação .


Viva Jane!!!! Abraços dos seus amigos do Pilates!! — com Gláucia Marlière e Harmonia Decorações E Presentes.


Silvânia,
Você vive momentos de encantamento, de repente
a vida ganha novos rumos, e em seu coração, a alegria
de tornar-se mãe.
Já está chegando o dia da princesinha nascer.
...
Mais uma vida que está sendo preparada para vir ao mundo,
vocês estão vivendo neste momento,
uma doce suave felicidade e nós estamos compartilhando isto com vocês.
Parabéns!!

 
Parabéns pelo nascimento de Clara, desejamos a ela muita saúde e alegria, que sua presença possa trazer a todos, e em especial a sua família muitas felicidades.
Como é feliz o dia em que tomamos conhecimento que uma nova vida chegou. Que seja uma criança forte, linda e maravilhosa. Muito nos honra e alegra compartilhar este momento tão especial da vida de vocês.... Em nosso coração e em nossos pensamentos, só há um pedido... Que este novo ser venha como um raio de sol dar cor e calor a vida de vocês. Felicidades!!!

Apresento a mais nova princesinha Clara.
Vamos pilatar.
Quanto mais Pilates, melhor!!! Cláudia Sodré, Nivia Silva, Gláucia Marlière e Sr. Raimundo


Onda respiratória. — com Marta Cristina Leite


Turminha animada  Claudia Marilia Xavier Santos,Isabela ,Letícia


Isabela ,concentração,equilíbrio...


Demorou ,mas postei a sua foto Cláudia Marília,rsrs


Cláudia Marília
 

 Olha só o poder!!!


 Cláudia Sodré se alongando no Cadillac. Pilates sempre saudável no Personnalité Stúdio — com Cláudia Sodré e Gláucia Marlière.


Manter o Core ativado — com Nivia Silva e Jaqueline Martins Guerra Domingues.


 O mais novo pilateiro


Karla,
Posso imaginar a alegria que você está sentindo neste momento único de sua vida. Sabendo que esta nova vida que logo vai chegar lhe fará feliz e realizada.
Os amigos pilateiros enviam um grande abraço e já estão sentindo a sua falta e do Guilherme.
Que todas as bençãos possam acompanhar a chegada desse anjo. Parabéns!!!
Saudades ,
Gláucia

 Karla,
Posso imaginar a alegria que você está sentindo neste momento único de sua vida. Que o Guilherme venha a ser um raio de sol para dar mais cor e calor na vida de vocês.
Esse é o mais novo pilateiro. VIVA!!!

Erica Elaine Marilene Rodrigues
Mermaid (sereia)


Luciana Coelho.


Erica Elaine Marilene Rodrigues


 Letícia Bicalho -
Fortalecimento da cadeia posterior do corpo.
Trabalha os músculos do deltóides, dorsais, lombar e glúteos.
— em Personnalite Studio E Pilates




Carol Barros e o príncipe EDUARDO.