sábado, 6 de dezembro de 2014

Rolando como uma bola



A posição inicial é: sentada, pés em flexão plantar (ponta dos pés) e fora do colchonete, pernas flexionadas em direção ao peito com o peso do corpo atrás dos ísquios, coluna flexionada (formato de “C”) com o foco do olhar em direção aos joelhos. As mãos devem estar na lateral das pernas ou atrás dos joelhos.


 O movimento é: ao inspirar vamos contrair o abdômen para aumentar a flexão lombar e poder rolar para trás, até a coluna torácica superior (não há movimento cervical). Ao expirar, vamos manter a ação dos abdominais e a curva “C” da coluna (mantendo a mesma distância entre as pernas e o tronco, portanto, as pernas não se movem, e o movimento não tem impulso) e vamos rolar para frente até chegar à posição inicial, sem apoiar os pés no chão, como se fosse um balanço.

 

 OBS: não devemos realizar báscula de quadril na volta do rolamento, para não estender a lombar. A coluna deve se manter em flexão durante todo o movimento.

Musculatura utilizada:
Principalmente músculos abdominais em isometria (reto abdominal, oblíquo interno, oblíquo externo e transverso do abdômen). 

Músculos que auxiliam o movimento:
Flexores do quadril isometricamente iIliopsoas e reto femoral), concêntrico de extensores do quadril (glúteo máximo e isquiotibiais), adutores do quadril, latíssimo do dorso, redondo maior, peitoral maior, bíceps braquial e braquial.

Objetivos do exercício:]
melhorar a estabilidade do tronco, aprender a usar a energia muscular de forma eficiente, relaxar a musculatura lombar e trabalhar apenas com os abdominais.

Fonte:Carol Kohn

Nenhum comentário:

Postar um comentário