quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Equilibrista da saúde


Equilibrista da saúde

Tropeços e quedas sem sentido podem significar mais do que a falta de jeito para manter as pernas em sintonia. A falta de equilíbrio pode significar fragilidade e, especialmente, a falta de exercícios que contribuam para o fortalecimento da sua musculatura.

1 – Exercício, exercício, exercício  – Não importa o tipo – caminhada, treino de resistência ou exercícios de equilíbrio –, qualquer exercício ajuda a ter estabilidade. Uma atividade física elogiada por melhorar o equilíbrio é a antiga arte marcial chinesa do tai chi. Ioga, dança, caminhada e alongamento também melhoram o equilíbrio, assim como esportes que enfatizam o movimento de um lado a outro, como tênis e futebol.

2 – Use uma bola de exercícios – Ela é ideal para fortalecer partes do corpo e, assim, prevenir quedas. Além disso, melhora o equilíbrio. Sente-se em uma bola, pés no chão, paralelos na largura dos quadris. Então, faça os exercícios seguintes.

3 – Bambolê – Imagine que você está balançando uma taça de champanhe na cabeça enquanto desloca os quadris em um movimento circular, como se estivesse girando um bambolê. Tente não mexer a parte superior do corpo. Repita o exercício cinco vezes em cada direção.

4 – Elevação dos pés – Levante devagar um pé, deixando o outro no chão. Tente manter o equilíbrio contraindo a parte central do corpo (abdome, tórax e costas). Conte até 3. Com cuidado, leve o pé de volta ao chão e levante o outro. Repita o exercício dez vezes de cada lado. Conforme melhorar o equilíbrio, aumente o tempo que cada pé permanece levantado.

5 – Elevação dos joelhos – Sentado, contraia a parte central do corpo e tente levantar os joelhos juntos sem cair para trás. No início, você deve tentar levantar um joelho por vez até o equilíbrio melhorar. Repita o exercício cinco vezes com cada joelho, dez vezes se estiver levantando os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário