O diabetes é como aquele penetra de festa inconveniente: além de aparecer sem ter sido convidado, ele simplesmente não vai embora. E o pior, ainda exige atenção! Isso porque o aumento da glicose no sangue – e sobretudo sua oscilação descontrolada – podem causar uma série de danos ao organismo.
A boa notícia é que o diabetes pode ser controlado – e isso só depende de você! O primeiro passo está no diagnóstico, daí a importância de fazer check-ups regularmente (principalmente se alguém na sua família for diabético). O segundo passo é entender a doença. Isso é fundamental para que o tratamento seja eficaz.
Por isso apresentamos alguns mitos muito comuns que confundem a cabeça de quem tem ou pode desenvolver diabetes.
Mito: Se você tiver diabetes, nunca mais poderá comer açúcar. Verdade: As pessoas com diabetes podem comer doces, mas eles devem fazer parte de um plano controlado de refeições – e quem não tem diabetes deveria fazer o mesmo!!!
Mito: Eu só tenho um pouco de diabetes. Verdade: Ou você tem diabetes ou não tem. Mesmo quem tem diabetes do tipo 2 e não precisa de injeções de insulina (quem tem o tipo 1 sempre precisa) precisa de cuidados médicos e adotar um estilo de vida saudável.
Mito: Eu me sinto bem e o nível de açúcar no meu sangue é baixo. Verdade: Um nível alto ou baixo de açúcar no sangue nem sempre acarreta sintomas. A monitoração regular é a única maneira de saber com certeza se você está em segurança.
Mito: Sou especialista em autocontrole; para mim check-ups são uma perda de tempo.
Verdade: Seu esquema de tratamento nunca está concluído. Graças às pesquisas em andamento, a comunidade médica está constantemente aprendendo mais sobre essa doença complexa e sobre como lidar melhor com ela. O ideal é ir ao médico regularmente para ajustar seu esquema de tratamento.
Mito: Se eu não preciso de insulina ou remédios, então meu diabetes não é grave. Verdade: O diabetes sempre é sério. Mesmo que a dieta e os exercícios mantenham a glicemia sob controle, suas células ainda são resistentes à insulina, e a doença pode agravar-se se você não se cuidar.
Esclarecidos os mitos e compreendidas as verdades, é hora de partir para a ação! Se você tem diabetes, consulte regularmente o seu médico e siga direitinho o tratamento prescrito. E se você não tem diabetes, mas tem familiares diabéticos, saiba que sua ajuda é fundamental.
Existem
certas coisas que todo mundo quer: ser feliz, bem-sucedido e ter o
controle da própria vida – esses são desejos universais. Para quem tem
diabetes, ter um espírito alegre e confiante torna bem mais fácil a
tarefa de manter o controle sobre a própria saúde.
Manter
uma postura otimista e positiva diante da vida tem se mostrado muitas e
muitas vezes eficaz em reduzir os hormônios do estresse que elevam a
glicemia e provocam o acúmulo de gordura abdominal, ativar um sistema
imunológico preguiçoso e até reduzir o risco de doenças cardiovasculares
– a principal causa de morte entre os diabéticos.
Até
os médicos já reconhecem que ser feliz é a chave para se manter
saudável. Em uma pesquisa, 100 médicos foram questionados sobre o que
era preciso fazer para ficar longe dos problemas de saúde. Algumas
respostas foram surpreendentes:
“Acreditar em algo bom.”
“Controlar o estresse e se divertir com os amigos.”
“Desenvolver o seu próprio potencial.”
“Comer menos, se exercitar mais e se divertir.”
“Amar aqueles que estão ao seu lado – cônjuge, filhos, família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, membros da comunidade.”
“Alcançar o equilíbrio na vida.”
“Exercitar-se
todos os dias, manter uma alimentação balanceada, cultivar
relacionamentos sociais e pessoais significativos e escolher um trabalho
que seja importante para você.”
“Encontrar um sentido na vida.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário