quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Coma nozes, amêndoas e castanhas no lanche

 
Entenda como as oleaginosas contribuem para o controle da glicemia. 
 
 
Há várias boas razões para substituir os tradicionais biscoitos, bolos e doces industrializados consumidos no lanche por uma combinação de nozes, amêndoas e castanhas. E os benefícios se aplicam tanto para quem tem diabetes como para quem apenas busca seguir uma alimentação mais saudável.
 
Em primeiro lugar, a mistura de gorduras e proteínas e contidas nas oleaginosas torna sua digestão mais lenta, fornecendo energia sustentada e tornando-as o lanche ideal para ser consumido nos intervalos de atividades físicas, como caminhadas. Esse mesmo processo de digestão lenta também faz das nozes, amêndoas e castanhas uma categoria de alimentos benéfica para o controle da glicemia. Estudos indicaram que mulheres que consumiam nozes regularmente (um punhado cinco vezes por semana) apresentaram probabilidade 20% menor de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com mulheres que consumiam oleaginosas com menor frequência.
 
Outra boa razão para fazer a troca dos petiscos industrializados pelas oleaginosas está na gordura. É verdade que nozes, amêndoas e castanhas são ricas em gordura, mas em grande parte estas são gorduras “boas”. A gordura boa pode reduzir a resistência à insulina e, no caso da maioria dos diferentes tipos de nozes, 85% de sua gordura é boa. As gorduras benéficas também melhoram a saúde do coração, ao gerar grande aumento nos níveis do colesterol “bom” (HDL).
 
Quer mais benefícios? Se você consome variedades de nozes com frequência, pode estar reduzindo inflamações crônicas no seu organismo, o que também pode ajudar a diminuir os riscos de diabetes e de doenças cardíacas. Além  disso, a proteína da maioria desses alimentos é excepcionalmente rica no aminoácido arginina, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, tornando a ocorrência de infartos menos provável.
 
Portanto, na próxima vez que for fazer um lanche, repense suas escolhas. É possível se alimentar de modo mais saudável sem abrir mão do sabor. Mas atenção: por serem muito calóricas, você deve consumir as oleaginosas em substituição a outros alimentos (e não apenas adicioná-las) e se limitar a uma porção de 30 g.
 
Fonte:Reader's Digest

Nenhum comentário:

Postar um comentário