Quando pensamos em uma dieta saudável para fortalecer os ossos, os primeiros alimentos que vêm à nossa mente são os laticínios. No entanto, há muitos outros itens na geladeira e na despensa capazes de fortalecer os ossos e manter a osteoporose longe.
A verdade é que para manter os ossos saudáveis e fortes, é preciso fornecer a eles uma mistura única de nutrientes. Isso porque os ossos são estruturas vivas e em constante desenvolvimento – embora muitas vezes a gente se esqueça disso! Se não fosse assim, um osso quebrado nunca se recuperaria.
Ameixa-preta Mulheres na pós-menopausa que comeram 10 ameixas-pretas por dia apresentaram densidade mineral óssea significativamente mais alta do que a do grupo de controle, que comeu maçãs desidratadas, segundo um estudo recente. Acredita-se que as substâncias presentes na ameixa-preta evitem o colapso do osso.
Vegetais verdes Couve, brócolis e couve-galega são ricos em cálcio; uma xícara de couve-galega cozida contém quase 200 mg de cálcio, o que equivale a um quarto da necessidade diária desse mineral.
Amêndoas Apenas 26 g de amêndoas fornecem 60 mg de cálcio. Coma-as como petisco ou acostume-se a adicioná-las a saladas, cereais ou pratos refogados.
Óleos de sementes Alguns dos óleos de sementes mais conhecidos são os de canola, linhaça e gergelim. Eles são ricos em ácidos graxos ômega-3, que parecem aumentar a absorção de cálcio pelo organismo, reduzir a quantidade desse mineral que é perdida na urina, fortalecer os ossos e ainda aumentar o crescimento ósseo.
Soja O natto, pasta de soja fermentada que os japoneses adoram consumir no café da manhã, está entre as fontes mais ricas de vitamina K2, o tipo de vitamina K mais associado à saúde dos ossos. Outras fontes dessa vitamina incluem queijos curados ou fermentados, ovos e algumas carnes.
Sardinha A sardinha em lata pode aumentar a ingestão de cálcio. O motivo? O processo de enlatamento amolece os ossos do peixe, facilitando a absorção de cálcio.
Fonte:Segredo da saúde
Você está de parabéns pelo excelente blog. Muitas informações, bem ilustrada, facilidade para entender os assuntos.
ResponderExcluirNão estou conseguindo participar do blog, por não ter conta no google.
Sérgio Matos - Pernambuco