PILATES PARA AS VÍTIMAS DA CADEIRA – Para combater a dor lombar decorrente da posição de sedestação adotada por secretárias, motoristas, professores, pesquisadores, arquitetos, juízes e todos os profissionais que ficam sobre ESSA vilã do século: A CADEIRA!
A posição sentada adotada por longo período de tempo é uma das causas que promove a retificação da coluna lombar (a perda da curvatura fisiológica) e isso promove a sobrecarga nos componentes passivos da coluna (disco intervertebral, ligamentos, nervos etc) podendo gerar um quadro agudo de dor significativa a qual pode tornar-se crônica.
Quando sentamos numa cadeira, todo o peso da parte superior do corpo é direcionado para a pelve, sem transferência das forças de sobrecarga para os quadris, músculos dos membros inferiores ou abdômen. Isto resulta em cargas elevadas para as articulações lombares mais inferiores como L4-L5 e L5-S1 (principais seqüelas as famosas hérnias de disco).
Assim como a falta da ativação dos músculos profundos (músculo transverso do abdome e multífidos) que estabilizam (que controlam o micro movimento lesivo) a coluna lombar é outro agravante, pois a ausência de sua ativação constante deixa a coluna instável (“frouxa”) perpetuando os quadros álgicos.
A posição sentada durante horas todos os dias leva a conhecida compressão dos discos inter vertebrais, bem como a redução da mobilidade nos quadris. Sabemos que os quadris são articulações projetadas para serem extremamente móveis com uma grande variedade de movimento, mas quando se mantém flexionados por muito tempo os quadris e a coluna tendem a ficar cada vez mais imóveis.
Por outro lado, quando estamos em pé, as cargas colocadas que chegam na coluna vertebral são reduzidas por forma de uma dissipação de cargas que ocorre devido ao quadril, músculos da coxa e região abdominal. Essas estruturas, unidas, trabalham também para sustentar nosso corpo. Contudo, não ficamos em pé por todo tempo e assim os problemas aparecem comprometendo a saúde da coluna vertebral.
Os exercícios de pilates promovem a organização da coluna neutra (manutenção das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral) diminuindo as sobrecargas nas estruturas que envolvem as vértebras; o fortalecimento dos músculos estabilizadores e a mobilidade segmentar da coluna. Assim teremos uma coluna ESTÁVEL, FLEXÍVEL e sem DOR.
Fonte: Eliane Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário