Entenda como esta técnica pode gerar
maior estabilidade, controle, força e flexibilidade para o corpo do atleta
durante a atividade física .
Quando falamos em equilíbrio estamos nos referindo aqui à capacidade física que nos permite sustentar o corpo em diferentes posições estáticas ou dinâmicas, contra a gravidade.
É um sistema complexo, que envolve a captação de informações externas e feedbacks internos do sistema nervoso e do sistema osteomuscular em constante adaptação para manter os movimentos coordenados e sincronizados.
Equilíbrio é uma capacidade física que, como qualquer outra, precisa ser treinada e, quase sempre, é negligenciada pelo corredor, que acredita que ela estará naturalmente presente.
À medida que envelhecemos, todas as capacidades físicas sofrem um declínio, e aliada à diminuição da acuidade visual, força e audição, estabelece-se um quadro perfeito para diminuir o rendimento e principalmente provocar quedas e lesões.
É necessário incluir nos treinos, desde a juventude, exercícios específicos de equilíbrio que vão melhorar não só a propriocepção do corredor como irão fortalecer os pequenos músculos que estabilizam as articulações, garantindo assim maior controle e precisão nos movimentos.
O método Pilates tem como característica promover um equilíbrio físico e mental indispensável para mantermos a consciência de como nos movemos, buscando sempre a integração de todo o corpo na realização de qualquer movimento.
Esta busca do equilíbrio se mostra presente durante toda a prática, sempre respeitando as necessidades e possibilidades de cada pessoa. No método Pilates os exercícios são dinâmicos e reproduzem nossa movimentação cotidiana.
Também é possível treinar movimentos específicos de alinhamento e estabilidade das articulações em vários equipamentos, que se assemelham aos movimentos da corrida.
A evolução do método se dá com a diminuição progressiva das bases de apoio do corpo até a realização dos exercícios, em bases instáveis e móveis que desafiam não só o equilíbrio, mas o controle, a força, a flexibilidade e a precisão dos movimentos, buscando, ao mesmo tempo, fluência e naturalidade.
A respiração, aliada ao controle abdominal, não só facilita a execução dos movimentos como promove um senso de centramento tanto da mente como do corpo.
Cada vez fica mais claro para os praticantes de corrida o quão importante é ir além do treinamento específico para se atingir um bom desempenho. Mais ainda, a atividade física tem como fator de maior importância a manutenção da saúde em qualquer fase da vida.
Incluir uma rotina de exercícios de equilíbrio em seus treinos trará não só benefícios físicos, tornará sua vida mais segura e fará de você uma pessoa muito mais confiante e preparada para agir de forma mais consciente e assertiva.
Experimente!
Fonte:*Cristina Abrami
Nenhum comentário:
Postar um comentário