Dicas para driblar a depressão e se manter no controle
Todo mundo se sente deprimido em algum momento da vida, e o senso comum sugere que o fato de ter uma doença crônica é razão suficiente para ficar deprimido. Segundo estudos, os diabéticos podem ser até quatro vezes mais suscetíveis à tristeza do que quem não tem a doença. E em geral podem permanecer deprimidos por mais tempo. Tudo isso sugere que a depressão é normal se você tem diabetes. Mas você não deve aceitar o mau humor como algo inevitável ou impossível de controlar. Siga estas dicas e mantenha a depressão longe!
Fique atento aos sintomas. Pesquise sobre os critérios de depressão clínica e procure um médico caso você se enquadre neles. Seu problema talvez tenha uma causa psicológica que possa ser remediada, por exemplo, ajustando sua medicação ou suspendendo os remédios com possíveis efeitos colaterais depressivos (incluindo alguns para a pressão arterial e anti-histamínicos). Por outro lado, seu médico ou psiquiatra pode prescrever antidepressivos que equilibrem os níveis de certas substâncias químicas no cérebro.
Converse. Compartilhar seus sentimentos é uma das maneiras mais eficazes de tirar uma carga emocional de seus ombros – por isso o aconselhamento é a base do tratamento da depressão. Pergunte a um amigo ou ente querido se vocês podem conversar sobre o que lhe está acontecendo. Diga que ele não precisa tentar resolver seus problemas, e que apenas o ato de ouvir já lhe fará bem.
Prossiga com sua programação. Não deixe o mau humor atrapalhar sua programação de autotratamento, sobretudo a prática regular de exercícios. Está comprovado que a atividade física melhora a depressão leve ou moderada.
Não beba. Como o álcool é um depressivo, não tente afogar nele sua tristeza, porque isso só irá piorá-la. Beber demais também acrescentará calorias inúteis à sua dieta, e possivelmente acabará com sua autodisciplina.
Fonte:Detenha o Diabetes
Nenhum comentário:
Postar um comentário