quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os benefícios do azeite de oliva

O azeite de oliva ajuda no controle da glicemia

 É um milagre o azeite de oliva não ser ainda mais caro; afinal, no mundo da alimentação saudável, ele é ouro líquido! O azeite de oliva é a principal entre as boas gorduras. Recomendamos, na maioria das vezes, o uso do azeite ou do óleo de canola (quando for necessário um óleo de sabor neutro) como substitutos dos outros óleos.
 
As gorduras benéficas, como as presentes no azeite, fazem milagres pela glicemia – e pela saúde de modo geral. Ao contrário da manteiga, essas gorduras insaturadas não aumentam a resistência à insulina e podem até ajudar a revertê-la, auxiliando o organismo a estabilizar os níveis de glicose. O azeite de oliva também “valoriza” as refeições, desacelerando a digestão, de modo que os carboidratos são convertidos em açúcar no sangue mais lentamente. Basta regar a salada com azeite de oliva e vinagre, e o impacto do açúcar que você está ingerindo a partir de qualquer alimento será neutralizado!
 
Quanto à saúde do coração, consumir quantidades generosas de azeite de oliva é uma das principais razões pelas quais as pessoas que seguem a alimentação mediterrânea sofrem menos de doenças cardíacas e têm muito menos infartos do miocárdio. Um estudo  revelou que quando 28 indivíduos passaram a adicionar diariamente 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem à alimentação regular, por um período de 6 semanas, tiveram uma queda de 12% no colesterol total e de 16% no colesterol “ruim” (LDL). Numerosos estudos ao longo dos anos constataram que o azeite de oliva não só baixa o LDL como eleva o HDL, o colesterol “bom”. O azeite também é rico em antioxidantes chamados fenóis, que previnem o acúmulo do colesterol nas paredes arteriais.
 
Embora os benefícios do azeite sejam numerosos e maravilhosos, não exagere: uma colher de sopa de azeite de oliva contém 120 kcal e o consumo em excesso pode levar ao ganho de uns quilinhos extras.
 
Fonte:RDigest

Nenhum comentário:

Postar um comentário