Antes de fazer os exercícios deve-se realizar um aquecimento, como pular corda durante 10 minutos ou fazer uma caminhada rápida durante 20 minutos porque como o Pilates não gasta muitas calorias é importante complementar o treino com outros exercícios que sejam eficazes na queima de gordura.
O diferencial dos exercícios de Pilates é que devem ser realizados de forma lenta e gradual, equilibrando a respiração com a contração do períneo durante a realização de cada exercício. Veja como deve ser feita a contração do períneo em:exercícios de Kegel.
Exercício 1
Sentar na bola de pilates e escorregar um pouco para frente, apoiando as costas como mostra a imagem 1. Colocar as mãos na cabeça e contrair os abdominais sem forçar o pescoço. Fazer este exercício durante o máximo de tempo que conseguir, certificando-se de que o exercício é feito lentamente para uma contração muscular eficiente. Quando cansar, descansar 20 segundos e repetir o exercício mais duas vezes.
Exercício 2
Exercício 3
Deite-se no chão de barriga para cima e dobre as pernas. Levante o tronco do chão, mantendo os baços esticados à frente como mostra a imagem 3. Permaneça parada nesta posição durante 15 segundos. Faça 3 séries de 8 repetições (parando por 15 segundos em cada uma), e descanse 30 segundos entre cada série.
Esta série de exercícios é somente um exemplo do que se pode fazer numa aula de pilates. No entanto, estes exercícios podem ser feitos em casa até 5 vezes por semana. Se sentir dor nas costas ou no pescoço durante a realização destes exercícios pare o exercício e só volte a fazer com auxílio do professor da academia ou fisioterapeuta.
Fonte: Marcelle Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário