Comida japonesa é assim: ou você ama ou você odeia, não existe meio termo. Para os amantes desta culinária, boa notícias: muitos dos seus pratos apresentam grandes benefícios para saúde, mas é necessário escolher bem o que comer. Se você não acredita, separamos uma lista de alguns ingredientes e seus benefícios.
Algas
Existem vários tipos de algas, todas muito benéficas. As que são normalmente utilizadas para envolver Sushis, Temakis, Hossomaki e Uramaki são chamadas Nori. Alguns dos seus benefícios são:
- Melhoram a saúde da tireoide. A maioria delas é rica em iodo, necessário para que esta glândula produza hormônios que regulam o metabolismo do corpo.
- Ajudam na formação dos músculos. Meia xícara de nori crua tem 40 calorias, mas fornece 6 g de proteína, sem gordura e sem colesterol.
- Melhora o sistema imunológico. Através do nori também é possível obter betacaroteno, um precursor da vitamina A. O betacaroteno estimula a resistência do corpo a doenças.
Cuidado! O atum contém muito mercúrio, portanto, limite seu consumo.
Os Benefícios do Ômega-3
Diversos estudos já associaram o Ômega-3 à:
- redução do risco de doenças cardiovasculares;
- redução dos efeitos de doenças inflamatórias;
- ajuda na prevenção da perda de memória.
Gergelim
O Gergelim é fonte de cálcio, ferro e zinco. Além disso, é rico em fibras, vitaminas do complexo B e fonte de proteínas.Gengibre
Na culinária chinesa e indiana é um tempero muito importante. Na culinária japonesa, o Gengibre é usado para tirar o sabor de alimentos consumidos anteriormente. Por exemplo,vamos supor que você acabou de comer sashimi de Atum e quer comer sashimi de Salmão. O sabor dos dois é bem diferente, concorda? Para que os resquícios do sabor de Atum que ficam na boca não interfiram no sabor do Salmão, coma o Gengibre para neutralizar o sabor do primeiro peixe, para depois consumir o segundo.
- Alivia a dor. O gengibre alivia dor, já que bloqueia hormônios pró-inflamatórios. O bloqueio desses hormônios ajuda a reduzir os sintomas da enxaqueca e até mesmo da artrite.
Pepino
Apesar de não possuir grande valor nutritivo, o pepino tem 95% de água em sua composição e ainda:- Ajuda a emagrecer. Graças a seu grande volume de água, o pepino tem poucas calorias.
- É diurético natural. Provavelmente por ter muita água em sua composição.
Nada de frituras
Sabe o que falei sobre o Ômega-3 ser uma ótima arma no controle e prevenção de doenças cardiovasculares? Vai ser difícil ele dar conta do recado se você optar por comer dezenas de hots, tempurás e harumakis.Limitar o número de peças com arroz
Sushis são deliciosos, mas não vamos esquecer que possuem arroz branco. Ao contrário do arroz integral, o arroz branco possui alto índice glicêmico. Isso significa que é convertido em açúcar no sangue em maior velocidade.Além disso, não podemos esquecer que o arroz é rico em carboidrato. Carboidratos são fontes de energia, mas se eles não forem gastos, viram gordura. Não queremos isso, não é mesmo?
Isso não significa que você não possa comer peças com arroz, mas que deva limitar a quantidade consumida. Sempre que vou a um restaurante de comida japonesa, não como mais do que 10 peças com arroz.
Se usar molho Shoyu, prefira o Light
O molho Shoyu é riquíssimo em sódio – o grande vilão do combate a hipertensão. Apesar de também possuir bastante sódio, o molho Shoyu light possui menos do que o convencional.Essas foram as minhas dicas de como aproveitar melhor os benefícios da comida japonesa. Espero que elas sejam úteis para que os amantes dessa culinária a consumam de forma consciente. Quem não gosta muito de peixe cru, não se desespere. Use os ingredientes citados no post para fazer outras receitas! Aposto que você vai adorar comer salmão grelhado ou um espaguete de atum e frutos do mar.
Fonte: Ana Beatriz
Nenhum comentário:
Postar um comentário