“Não vou caminhar porque estou com dor na coluna”, ou “não vou à academia porque estou com dor no joelho”. Quantas vezes já escutamos isso?
É extremamente comum usarmos a dor como desculpa para não fazer exercícios físicos. O que muitas pessoas não sabem é que certos exercícios, por promover o fortalecimento muscular, são grandes aliados para acabar com a dor. Aí entra o pilates, método de condicionamento físico que une corpo e mente, ampliando a capacidade dos movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal.
O método foi criado por Joseph Pilates quando ficou preso durante a primeira Guerra Mundial. Ele insistia que os exercícios físicos eram a maior fonte de bem-estar físico e mental e de se evitar enfermidades. Como alguns soldados feridos não conseguiam sair da cama, ele improvisou prendendo as molas dos colchoes nas cabeceiras das macas, criando os primeiros aparelhos de pilates como o cadillac. Após a guerra ele foi para Nova Iorque, onde abriu seu próprio estúdio por volta de 1929. Lá ele colocou em prática tudo o que havia aprendido ao longo da sua vida em relação às atividades físicas que praticou e, as unindo com as técnicas de respiração milenares do Yoga, acabou criando o que chamou inicialmente de “contrologia” (quando a mente está sobre o controle dos músculos). Como seu estúdio ficava perto de muitos estúdios de dança, Joseph ficou famoso no meio artístico e muitos bailarinos famosos ajudaram a difundir o pilates pelo mundo.
Buscado cada vez mais por brasileiros que buscam boa forma e uma vida mais saudável e muito indicado por médicos, o pilates auxilia na reabilitação e trabalha a musculatura em seu alongamento e fortalecimento máximo, envolvendo concentração, controle do corpo, força, respiração, alinhamento postural, leveza e precisão. Nas aulas, trabalham-se vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos em diferentes aparelhos ou simplesmente no solo, com ajuda de bolas e elásticos.
- Depois de um tempo você irá notar:
- - melhor alongamento;
- -músculos mais fortes e tonificados;
- - melhora na postura;
- -maior percepção do seu corpo da sua mente;
- - a prevenção de lesões;
- - redução do estresse e da ansiedade (passamos a respirar melhor no dia a dia);
- - alívio das tensões musculares;
- - sua coluna mais forte;
- - menos dor nas articulações;
- - aumento da coordenação motora e do equilíbrio;
- - melhora da sua autoestima.
- Nas palavras do próprio Joseph Pilates, “respeite seu próprio ritmo”, sempre! (Não deixe de ir ao seu médico antes de começar a praticar).
- Fonte: Lara Berruezo
Nenhum comentário:
Postar um comentário