O disco de rotação é um acessório indispensável para os estúdios de Pilates e treinamento funcional, além de clínicas de reabilitação. Sua base instável em um único plano de movimento traz segurança e eficiência no treinamento da musculatura estabilizadora, promovendo força, estabilidade e a melhora da eficiência biomecânica.
O comportamento postural está associado, entre outras coisas, ao movimento em espiral do corpo humano. Você já reparou que para caminhar, mesmo que levemente, seu corpo realiza uma pequena torção? E ao abrir uma torneira? O braço espirala em torno de si mesmo. Pois é, as torções e rotações estão muito mais presentes na nossa rotina do que imaginamos. Por isso, o disco de rotação é um interessante acessório para se trabalhar a mobilidade e estabilidade das articulações. Além disso, tem um custo baixo e pode ser usado em diversas áreas da reabilitação e treinamento.
Vamos conferir algumas dicas de exercícios com o disco:
Mobilização Pélvica através da dissociação do Quadril
Posição: Deite no solo, com a pelve apoiada sobre o disco, pernas flexionadas e os braços alongados ao lado do tronco.
Descrição do movimento: Expirando, deslize uma perna pelo solo para longe, até sentir a pelve girando o disco. Inspirando, traga-a de volta utilizando os músculos do centro do corpo para mover o disco de volta.
Dicas: Esse exercício é uma boa dica para promover mobilidade pélvica e fortalecimento dos estabilizadores do tronco.
Mobilização de coluna em Supino
Posição: Deite no solo, com a região torácica sobre o disco, pernas flexionadas e os braços atrás da cabeça, sustentando-a.
Descrição do movimento: Expirando, mova a coluna para a lateral, girando o disco. Inspire profundamente nessa posição para alongar os músculos intercostais.
Dicas: Aqui promovemos o movimento de flexão lateral da coluna com ação reduzida da gravidade, evitando compressões e permitindo um movimento mais livre pelo direcionamento do disco.
Ponte
Posição: Deite no solo, braços ao lado do tronco, pernas flexionadas e pés apoiados nos discos.
Descrição do movimento: Expirando, articule a coluna sequencialmente, elevando o quadril. Inspirando, controle a descida do movimento. O objetivo é manter os discos imóveis.
Dicas: Com os discos sob os pés, percebemos um controle maior dos músculos estabilizadores dos membros inferiores, auxiliando nas alterações posturais de joelho e quadril, por exemplo.
Mermaid
Posição: De joelhos sobre o disco (utilize uma proteção), coluna alinhada e braços alongados na lateral e na linha dos ombros.
Descrição do movimento: Expirando, mova a coluna lateralmente, buscando crescimento entre as vértebras. Inspire e controle o retorno do movimento. O objetivo é manter o disco imóvel.
Dicas: Nesse exercício estimulamos a ativação dos estabilizadores do membros inferiores no controle do centro do corpo. Além disso, qualquer assimetria importante aparecerá no movimento, facilitando a análise do professor.
Espero que tenham gostado das dicas de hoje e que elas te ajudem a utilizar mais vezes o disco de rotação nas aulas.
Fonte:Viviane Vales
Nenhum comentário:
Postar um comentário