Por apresentar índice glicêmico moderado, tubérculo tem sido adotado na dieta de muita gente que anda preocupada com a balança.
Mas, na verdade, não é preciso banir esses nutrientes da mesa. Para evitar os quilos a mais, basta ter moderação e fazer boas escolhas. As opções de baixo índice glicêmico (IG) são absorvidas,fornecendo energia lentamente para o organismo. “Assim, evitam o armazenamento das calorias em gordura corporal e prolongam a saciedade”, explica o nutricionista Guilherme Coutinho.
A medida representa a velocidade com que a glicose chega à corrente sanguínea.
A batata-doce é uma das principais opções desse tipo por apresentar níveis moderados de IG.
Ela ajuda a manter a disposição durante toda a atividade física — função ainda mais importante quando o exercício tem longa duração ou maior intensidade. Os carboidratos são fundamentais nesse processo. “Sem eles, o corpo pode acabar buscando energia nos músculos”, alerta a nutricionista Viviane Reis.
Tal consequência é o oposto dos objetivos de quem busca aumento muscular.
Ela também é rica em fibras, que auxiliam no trânsito intestinal;em vitamina A, com funções na saúde da pele e da visão; em vitamina B,importante para o funcionamento dos músculos e do sistema nervoso;em potássio, que ajuda a regular a pressão arterial e em carotenoides.
Os últimos são pigmentos naturais responsáveis pela coloração dos alimentos e apresentam propriedades antioxidantes, que ajudam na proteção contra o envelhecimento e até o câncer.
Fonte:Reader's Digest
Nenhum comentário:
Postar um comentário