Preserve e exercite sua capacidade de raciocínio e prolongue sua memória
Os pesquisadores estão descobrindo que uma variedade de “fertilizantes” para o cérebro – do exercício à inclusão de gorduras boas na alimentação, de programas de treinamento cerebral a ter mais contato com os vizinhos – promove o desenvolvimento de conexões novas e saudáveis entre as células do cérebro e estimula o crescimento de novas células. Por sua vez, essas conexões mais fortes e neurônios novos em folha evitam ou revertem lapsos de memória relacionados ao avanço da idade, além de melhorar a capacidade de raciocínio.
Manter o cérebro bem “fertilizado” pode até reduzir os riscos de problemas maiores como demência e doença de Alzheimer. Embora seja verdade que todos nós precisamos cada vez mais desse tipo de “fertilizante”, uma pesquisa australiana parece confirmar a ideia de que se manter mentalmente ativo evita o encolhimento do cérebro associado ao avanço da idade.
Entre as pessoas com mais de 60 anos, aquelas que pontuaram menos em um questionário sobre “grandes experiências da vida” haviam perdido mais do que o dobro do volume médio de células do hipocampo – região ligada à memória. Assim, os pesquisadores concluíram que usar mais o cérebro impede a deterioração. Ao que parece, não importa como você faz isso – qualquer coisa, desde viajar a jogar xadrez, ajuda a preservar o funcionamento mental na velhice.
Se você estiver preocupado com mudanças repentinas na memória ou na capacidade de raciocínio – ou acha que os problemas de memória interferem em seu dia a dia –, vá ao médico. Outros fatores que afetam a memória são efeitos colaterais de medicações (em especial remédios para dormir), depressão, disfunções da tireoide, desidratação, deficiência nutricional ou traumatismo craniano. Então, não suponha que o declínio mental é inevitável – mesmo se você já tiver problemas com a memória ou com a capacidade de raciocínio. Em muitos casos, isso pode ser interrompido ou revertido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário