sexta-feira, 18 de março de 2016

Dor nas costas

No caso da escoliose adquirida, seu surgimento deve-se à manutenção de uma péssima postura durante prolongado período de tempo. O ambiente de trabalho, assim como o treino físico, será considerado importante na prevenção dessa patologia. O desvio da coluna em “S” pode provocar forte dores e limitar enormemente a qualidade de vida do indivíduo. No treino de Pilates é possível não só prevenir o surgimento de escoliose, mas na maior parte dos casos, também consegue tratar com exercícios de força estimulando o lado mais enfraquecido do corpo.
Na lombalgia, dor mais frequente entre os trabalhadores, existe alguma dano do tipo tecidual ou crônica, em que devido a esforços excessivos, movimentos bruscos ou má postura, o surgimento de dor acontece de forma progressiva e incapacitante.
lombalgia.jpg
O Pilates nesses casos objetiva proporcionar um bom condicionamento físico, integrando corpo e mente, melhorando e aumentando a amplitude e capacidade de movimento, trabalhando a força, controle e equilíbrio muscular, diminuindo ou extinguindo os períodos de dor.
O método corrige a postura e melhora a função muscular, permitindo uma vida mais saudável e livre de dores.
Na cervicalgia (dor na região cervical), uma simples contratura muscular no pescoço (torcicolo) pode originar muitas dores. Os sintomas vão desde rigidez na musculatura, postura alterada por conta da dor e alterações na mobilidade. A dor manifesta-se no pescoço, mas pode irradiar para os ombros e membros superiores. Como prevenção, o Pilates pode evitar crises com base em exercícios respiratórios, de mobilização da região e fortalecimento muscular, a fim de estabelecer o correto alinhamento das vértebras cervicais.
mulher-cervicalgia.jpg
Esse tipo de dor é muito comum nos trabalhos mais sedentários (posição sentado) em que há um alinhamento incorreto dos ombros e da cabeça, aumento da cifose dorsal (posição corcunda), lordose cervical (avanço da cabeça) e aumento da tensão muscular do pescoço.
O Pilates propicia relaxamento muscular e consciência corporal para que o indivíduo consiga detectar quando está sobrecarregando as estruturas do pescoço.
Fonte:Canal Pilates
mulher-bola-pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário