domingo, 9 de novembro de 2014

Pilates



   Joseph Pilates, criador do método conhecido pelo seu nome, nasceu em Dusseldorf, Alemanha em 1880. Teve uma infância doente com asma, raquitismo e febre reumática e por isso, estudou a cultura física, mergulho, esqui e ginástica.

    Por ser alemão, foi preso em Lancaster, durante a 1ªGuerra Mundial. Tornou-se um enfermeiro prático e treinou diversos estrangeiros com seus exercícios que acabaram por ser reconhecidos quando nenhum dos internos daquele “campo de prisioneiros” faleceu em conseqüência a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Inglaterra em 1918. Após a guerra, Pilates aperfeiçoou seu programa de exercícios em conjunto com a polícia alemã. 

    Viveu uma vida longa e saudável, falecendo em 1967 aos 87 anos.

     O método Pilates tem como objetivo reconstruir os movimentos fundamentais do corpo, enfatizando a respiração, desenvolvendo a consciência corporal, a concentração, o controle e o fortalecimento do Centro de Força do Corpo (POWER HOUSE), região que inclui os músculos abdominais, lombares, glúteos e pélvicos (CORE), realinhando a postura e integrando o tronco, a cintura escapular e a pélvis. Trabalha progressivamente a força e alongamento, aumentando a flexibilidade dos músculos e a amplitude de movimento das articulações.

    A idéia de Pilates é proporcionar mais compreensão do próprio corpo, para que os praticantes possam melhorar suas performances, tanto nas atividades diárias como nas atividades profissionais, com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis. O Pilates através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

    Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.
A maior parte dos problemas posturais de hoje são causados pelo tipo de vida que levamos, modo como nos sentamos, pouca mobilidade física, stress, etc.

    Os princípios do Pilates são:

  • concentração;
  • respiração;
  • centralização;
  • controle;
  • precisão;
  • fluidez;
  • isolamento;
  • rotina.
  •  
     “O exercício físico é o primeiro requisito para a felicidade. Para conquistar a felicidade é preciso ter pleno domínio do seu corpo. Se aos 30 você está fora de forma, você é velho. Mas, se você é flexível e forte, você é novo”.
Joseph Pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário