segunda-feira, 24 de junho de 2013

Congelar ou não congelar: eis a questão!



Para algumas pessoas congelar os alimentos é quase um tabu, mas com a correria da vida moderna – principalmente nas grandes cidades ­­– não é todo mundo que tem tempo de comprar e preparar alimentos frescos todos os dias. Então surge a questão: alimentos congelados resultam em refeições menos saborosas? A resposta é não – desde que você faça do jeito certo e fique atento aos prazos de validade!
Aqui estão os principais segredos de quem não abre mão nem da praticidade e nem do sabor dos alimentos. E viva a vida moderna!
 
10 regras de ouro para congelar os alimentos
1. Congele os alimentos quando eles ainda estiverem frescos e deixe espaço nas embalagens para os líquidos expandirem quando congelarem.
2. Congele a comida em sacos herméticos ou recipientes rígidos para aproveitar melhor o espaço. O freezer cheio funciona de forma mais eficiente.
3. Sempre coloque etiquetas identificando o alimento e a data de congelamento.
4. Nunca congele novamente um alimento que já foi descongelado.
5. Muitas frutas e vegetais (incluindo os tomates) ficam melhores se transformados em purês ou molhos, sopas ou pratos cozidos. Sopas têm validade de 3 meses no freezer; já os caldos podem ser consumidos em até 6 meses.
6. Os vegetais devem ser escaldados em água fervente e depois resfriados rapidamente em água fria, a fim de inibir as enzimas que estragam os nutrientes, a cor e o sabor desses alimentos. Eles duram em média 12 meses no freezer.
7. Carne vermelha e de aves duram em média 12 meses, e a de porco, 9 meses. Se a carne estiver moída, modele em formato de hambúrguer para melhor aproveitamento de espaço e consuma em 2 meses. Salsichas, bacon e presunto devem ser congelados sem cozinhar e consumidos em 3 meses. Separe tudo em porções individuais.
8. Os ovos também podem ser congelados – mas devem estar sem a casca e seu prazo de validade é de 10 meses.
9. Os peixes de carne branca congelados crus duram até 4 meses no freezer. Mariscos crus e camarões cozidos ou congelados têm validade de até 3 meses.
10. Pães e bolos devem ser congelados já cortados e em porções individuais. Sua validade é de 6 meses no freezer. No caso de massa folhada, a durabilidade é de 3 meses, mas se estiver recheada você deve seguir o prazo dos ingredientes do recheio (se forem menores). O mesmo vale para a pizza, cuja durabilidade sem cobertura é de 2 meses.

Fonte:Raïtsa Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário