terça-feira, 21 de maio de 2013

Por que comer peixe?

Os nutricionistas são unânimes em afirmar que comer peixe duas a três vezes por semana pode ser muito positivo para a saúde. Nutritivos, com sabor e textura deliciosos, os peixes e os frutos do mar são perfeitos para todos os tipos de refeição. Cozinham rapidamente e, como são versáteis, é fácil incorporá-los a uma alimentação saudável regular.
Peixes de carne branca e proteína magra
Os peixes de carne branca são pobres em gordura e, portanto, em calorias, o que os torna o alimento ideal para quem quer manter um peso equilibrado. São uma importante fonte de proteína de alta qualidade, pois fornecem quantidades similares às da carne magra, porém com menos gorduras. O sabor deliciosamente delicado faz do peixe de carne branca uma boa opção para crianças, que também gostam da textura – ao contrário da carne, que tem uma textura fibrosa, o peixe de carne branca é macio e fácil de mastigar.
Peixes gordurosos e gordura saudável
Todos os tipos de peixe são saudáveis, porém os peixes gordurosos podem, de fato, melhorar sua saúde. Esses peixes são uma fonte importante de ácidos graxos poli-insaturados como o ômega-3, que pode ajudar a prevenir a obstrução das artérias, minimizando, assim, o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. Não é à toa que os japoneses, cujo consumo de peixe é o mais alto do mundo, têm o índice mais baixo de incidência de doenças cardíacas. O antigo adágio de que peixe é bom para o pensamento também é verdade – o ácido graxo ômega-3 é vital para o desenvolvimento do cérebro e pode ajudar a prevenir hemorragias cerebrais, pela redução do risco de coagulação do sangue.
 

Fonte: Peixes e Frutos do Mar da série Coma Bem, Viva Melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário