Qual a importância desse acessório ?
O método Pilates desenvolvido por Joseph Pilates tem sua origem nos exercícios realizados no solo e nos equipamentos. Contudo, muitos acessórios são usados nas aulas de Pilates, contudo, alguns são originais, outros são contemporâneos, já usados em outras modalidades e técnicas.
Original magic circle, um acessório desenvolvido pelo próprio Joseph Pilates, para ser usado no solo e nos equipamentos com o objetivo de potencializar as contrações musculares. O acessório foi desenvolvido em aço, revestido por borracha, com duas estruturas laterais chamadas de pasc, para o aluno segurá-lo.
O magic circle permite variações de exercícios originais de solo e equipamentos aumentando o recrutamento muscular, principalmente da musculatura adutora e estabilizadora dos membros inferiores e dos membros superiores.
Como sua estrutura apresenta pasc internamente e externamente, ele também pode ser usado para fortalecer a musculatura externa, como por exemplo, os músculos abdutores de quadril e os músculos abdutores de ombro.
Sua importância na aula de Pilates é indiscutível, pois ele pode aumentar a conexão mente-músculo, uma vez que, ele é um acessório exteriosseptivo, onde preciso manter-me todo tempo com músculos ativos para segurá-lo, caso contrário perderei o contato.
Por exemplo, no exercício Swan Dive, apresentado na foto, o aluno faz o exercício com o abdômen sobre o bosu com o magic circle nas mãos.
Análise 1: Sem magic circle o exercício irá potencializar a ação dos músculos glúteo máximo, paravertebrais e deltoide posterior.
Análise 2: Fazendo uso do magic circle, além da ação do, glúteo máximo, paravertebrais e deltoide posterior, também teremos a ação dos músculos estabilizadores escapulo-torácico, que são: latíssimo do dorso e trapézio descendente projetando estimulando ainda maior organização escápulo torácica projetando-a para trás e para baixo. Além de ativar os músculos bíceps braquial.
Percebemos com esse acessório gera maior conexão mente músculo e maior ativação muscular , gerando assim, um exercício mais funcional.
Fonte:Eliane Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário