Postura
A má postura acarreta vários problemas. Saber como sentar, deitar, andar e até ficar parado, é fundamental para que você não tenha problemas de coluna. Você pode não imaginar, mas a má postura pode causar dores, desconforto e até incapacidade de movimentos. Por isso é importante ter cuidado desde cedo.
Para os jovens, o peso das mochilas, sentar bem largado nas cadeiras, cabeça mergulhada no caderno, sentar com o corpo tão curvado que até parece um "c", pode provocar, cedo demais, dores na coluna.
E tem mais erros: sentar sem colocar os pés no chão ou sentar em cima da perna. São hábitos difíceis de mudar do dia para a noite. Na hora de comer então, poucos se lembram da tal postura. A cadeira também é uma desculpa. Além de tudo isso, a correria faz com que andar e postura não caminhem juntos.
Portanto, é bom lembrar que sentado, andando ou até mesmo parado, nunca deixe de se preocupar com a postura. Aquele velho ditado que diziam os nossos avós, "barriga pra dentro e peito para fora", pode ser prejudicial a sua coluna. O peito para fora pode provocar uma tensão na região dorsal. O erro mais comum é a falta de sustentação da coluna, com os quadris pra frente.
Uma boa dica é colocar uma toalha enrolada no encosto da cadeira para deixar a coluna bem retinha. Na hora de andar empine o bumbum, contraia o abdome, levante a cabeça e braços relaxados. Esses toques podem ajudar você a ter uma postura melhor.
Além dos métodos tradicionais, existe uma técnica chamada pilates. O pilates alonga e fortalece a musculatura. Usa aparelhos que primeiro dão assistência para o tônus muscular e depois começam a oferecer resistência. Quanto melhor o tônus, melhor a força muscular.
Também mexe com a alongamento, que é importante para elasticidade. O músculo que só é forte não funciona bem, é como elástico que não se consegue esticar.
A técnica melhora o condicionamento físico, fortalece a musculatura e faz a pessoa conhecer melhor seu próprio corpo. É uma combinacão de massagem, exercício físico e alongamento e postura. Está muito ligada a questão do alongamento.
A técnica melhora o condicionamento físico, fortalece a musculatura e faz a pessoa conhecer melhor seu próprio corpo. É uma combinacão de massagem, exercício físico e alongamento e postura. Está muito ligada a questão do alongamento.
As pessoas geralmente não medem os esforços e se excedem em abaixar/levantar,pegar pesos,fazer movimentos bruscos e outros "exercícios" que prejudicam o corpo.A postura, algo tão importante para a boa aparência e para a saúde, é sempre deixada de lado.Quantas vezes não nos sentamos de qualquer maneira ou andamos com os ombros caídos,a barriga projetada para a frente? Este método de exercício vai mostrar a você que a consciência corporal e a postura caminham juntas, e elas devem ser sempre observadas para que você tenha uma vida saudável e melhor.
Pilates aplicado aos amputados
O método pilates é uma técnica de muita eficácia na reabilitação dos amputados após a colocação de prótese. Os exercícios globais trabalham a força, alongamento e melhora da sensibilidade do coto, a propriocepção, a reeducação da postura. Enfim, o método pilates auxiliará na adaptação do corpo a esta nova condição.
Fonte:Carla Souza
Aprendi muito com essa matéria.Obrigada.Lucimeire -RJ
ResponderExcluir