quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Você tem síndrome metabólica?

Conheça os parâmetros que determinam se você tem a síndrome
                 
A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco que costumam ocorrer juntos e aumentam o risco de diabetes ou doenças cardíacas. A Sociedade Brasileira de Cardiologia a define com base em cinco medidas, das quais quatro podem ser determinadas por qualquer médico (a primeira, você pode descobrir sozinho).
Assim que souber seus números, faça este teste.
Tamanho da cintura. Marque um ponto se a sua cintura medir mais de 102 cm, para homens, ou mais de 88 cm, para mulheres.
Triglicerídeos. O nível normal é abaixo de 150 mg/dl. Marque um ponto se o seu for 150 mg/dl ou mais.
HDL-colesterol. Este é o “bom” colesterol, então quanto maior, melhor. Marque um ponto se o seu estiver abaixo de 40 mg/dl, para homens, e 50 mg/dl, para mulheres.
Pressão arterial. O nível normal é inferior a 120/80 mm/Hg. Marque um ponto se a sua pressão for 130/85 mm/Hg ou superior.
Glicemia em jejum. Trata-se do nível de açúcar no sangue após seis horas sem comer. O nível normal é entre 70 mg/dl e 99 mg/dl. Marque este item se o seu for 110 mg/dl ou maior.
 
Pontuação

Some quantos pontos você marcou e veja o resultado aqui.

0 Parabéns: você não apresenta sinais de síndrome metabólica. Continue com o bom trabalho.

1 Você não tem síndrome metabólica, mas cada um desses itens representa um fator de risco independente para doenças cardíacas, então você deve tomar uma atitude.

2 Você não tem síndrome metabólica, mas esses fatores intensificam uns aos outros – trabalhe com seu médico para remediá-los.

3 Você tem síndrome metabólica. Está correndo risco elevado de desenvolver diabetes e doenças cardíacas nos próximos anos – mas pode reverter essa tendência, perdendo peso, fazendo mais exercícios e se alimentando melhor.

4 Você tem síndrome metabólica e muito mais – quanto mais fatores de risco houver, maior será o risco total. Procure orientação médica e nutricional.

5 Você tem síndrome metabólica e alto risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas. Converse com seu médico.

Fonte: Alimentos Mágicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário