domingo, 1 de março de 2015

Pilates e mobilização neural

Você sabia que o tecido neural não gosta de ser alongado? Muitas vezes, tratamos músculos, articulações ou outros tecidos de nossos pacientes e nos esquecemos que esses tecidos estão ligados ao sistema nervoso.

O sistema nervoso é um tecido contínuo. Tensões e movimentos aplicados em uma extremidade são transmitidos por toda a cadeia neural. Quando alongamos um músculo, o nervo também é estirado, e se esse alongamento for além do limite de proteção, os vasos sanguíneos dos nervos serão estrangulados, resultando em hipóxia ou isquemia. Logo, a falta de sangue no nervo gera lesão (BUTLER, 2003).

exe

 Portanto, para pacientes com problemas no trato neural, algumas posturas do método Pilates são contraindicadas. Como por exemplo: Open leg rock, Bicycle e Scissors, Roll over e Jackknife. Essas posturas exigem do praticante uma grande flexibilidade e mobilidade articular. Caso o praticante faça o movimento além do limite de proteção, poderá ter lesão nervosa.
ex

Para as pessoas com problemas no trato neural, como por exemplo: síndrome do túnel do carpo ou a nervo ciatalgia, o indicado seria a mobilização neural e evitar algumas posturas que necessitem grande flexibilidade.

Fonte:Tarcilla Dall Ponit

Nenhum comentário:

Postar um comentário