sábado, 21 de dezembro de 2013

Dieta + exercício = perda de peso rápida e estável

Coloque a equação em prática do jeito certo e garanta a perda de peso por mais tempo! 


Muitas pessoas que desejam perder peso se concentram apenas na dieta e deixam os exercícios de lado. Há ainda aqueles que fazem apenas exercícios e não controlam a alimentação. E qual desses é o método mais eficaz?
 
Seguir uma dieta mais rígida ou apenas controlar a alimentação moderando as quantidades ingeridas e evitando o abuso de guloseimas de fato pode trazer uma perda de peso rápida e significativa – cerca de 7 kg em poucos meses. No entanto, na maioria das vezes essa perda de peso não se sustenta no longo prazo. Principalmente quando o controle sobre a alimentação diminui. O principal motivo é que ao fazer apenas dieta (sem exercícios) perde-se músculo junto com gordura, o que torna o metabolismo mais lento. Assim, em determinado momento essa velocidade de queima calórica cessa e o corpo começa a “guardar” energia, ou seja, volta a acumular gordura.
 
Por outro lado, quem faz apenas exercícios, sem manter qualquer controle da alimentação, costuma perder em média apenas de 500 g a 1 kg no mesmo período de meses. É mais provável, porém, que essas pequenas “perdas” não voltem tão cedo. E é verdade que o músculo pesa mais do que a gordura e que o peso na balança pode não corresponder ao que você vê no espelho, mas mesmo assim a perda de peso não é tão rápida quanto aquela obtida por quem faz dieta.
 
Agora ficou claro porque você deve juntar o melhor dos dois mundos? Combinar a dieta com exercícios garante a obtenção de todos os benefícios de uma alimentação equilibrada (não necessariamente restritiva), o que inclui uma perda de peso mais rápida, e do ganho de massa muscular, que acelera o metabolismo e promove a manutenção do peso alcançado.
 
Fonte: Reader's Digest 

Um comentário:

  1. Estou acima do peso, mas tenho preguiça e um pouco de vergonha de frequentar academias.Mas, ao ler ,vi que preciso reeducar a minha alimentação e praticar alguma atividade física.Em 2014 vou mudar e praticar alguma atividade física.Porque final de ano não dá para diminuir a comida e pensar em atividade física.Boas festas,Hélia e família

    ResponderExcluir