quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Os efeitos do alongamento

Alongamento
Os efeitos do alongamento
Todo mundo sabe que alongar antes e depois dos exercícios é muito importante. Mesmo assim, a maioria das pessoas negligencia esse tipo de exercício. Mas, na campanha para que todos deem o valor devido aos alongamentos, vamos falar de mais alguns efeitos positivos que eles trazem para a saúde.

Em primeiro lugar, eles evitam problemas que pode acabar com qualquer treinamento: as lesões e as contusões. O alongamento aquece os músculos e as articulações. Assim, o corpo não entra frio nos exercícios.

Alongar também significa aumentar a flexibilidade muscular. Dessa maneira, qualquer movimento das articulações pode ser ampliado. Muita gente não sabe, mas ele também ajuda a queimar calorias, além de regenerar e relaxar o corpo.

Dito isso, percebemos que o alongamento não é mera formalidade ou “chatice”. Ele é importante, sim, e deveria ser levado mais em consideração pelas pessoas. O alongamento diário é válido não só para quem é atleta. Esticar os músculos do corpo significa melhor qualidade de vida.

Fonte Vanesca P. Soares

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Você tem síndrome metabólica?

Conheça os parâmetros que determinam se você tem a síndrome
                 
A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco que costumam ocorrer juntos e aumentam o risco de diabetes ou doenças cardíacas. A Sociedade Brasileira de Cardiologia a define com base em cinco medidas, das quais quatro podem ser determinadas por qualquer médico (a primeira, você pode descobrir sozinho).
Assim que souber seus números, faça este teste.
Tamanho da cintura. Marque um ponto se a sua cintura medir mais de 102 cm, para homens, ou mais de 88 cm, para mulheres.
Triglicerídeos. O nível normal é abaixo de 150 mg/dl. Marque um ponto se o seu for 150 mg/dl ou mais.
HDL-colesterol. Este é o “bom” colesterol, então quanto maior, melhor. Marque um ponto se o seu estiver abaixo de 40 mg/dl, para homens, e 50 mg/dl, para mulheres.
Pressão arterial. O nível normal é inferior a 120/80 mm/Hg. Marque um ponto se a sua pressão for 130/85 mm/Hg ou superior.
Glicemia em jejum. Trata-se do nível de açúcar no sangue após seis horas sem comer. O nível normal é entre 70 mg/dl e 99 mg/dl. Marque este item se o seu for 110 mg/dl ou maior.
 
Pontuação

Some quantos pontos você marcou e veja o resultado aqui.

0 Parabéns: você não apresenta sinais de síndrome metabólica. Continue com o bom trabalho.

1 Você não tem síndrome metabólica, mas cada um desses itens representa um fator de risco independente para doenças cardíacas, então você deve tomar uma atitude.

2 Você não tem síndrome metabólica, mas esses fatores intensificam uns aos outros – trabalhe com seu médico para remediá-los.

3 Você tem síndrome metabólica. Está correndo risco elevado de desenvolver diabetes e doenças cardíacas nos próximos anos – mas pode reverter essa tendência, perdendo peso, fazendo mais exercícios e se alimentando melhor.

4 Você tem síndrome metabólica e muito mais – quanto mais fatores de risco houver, maior será o risco total. Procure orientação médica e nutricional.

5 Você tem síndrome metabólica e alto risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas. Converse com seu médico.

Fonte: Alimentos Mágicos

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Você sabe o que é TVP?

 

Conhecida como flebite ou tromboflebite, a trombose venosa profunda é uma ameaça em potencial, pois um coágulo se forma em uma veia profunda durante um voo. A TVP ameaça a vida se o trombo, ou coágulo, for desalojado porque pode viajar rumo aos pulmões e bloquear – de forma potencial e fatal – o suprimento de oxigênio. Isso é conhecido como embolia pulmonar (EP). Mas há medidas práticas que você pode tomar para se proteger.
Use roupa folgada, e confortável.

Compre meias de compressão para usar no voo. Mas apenas meias de compressão classe um, que exercem pressão suave ao redor dos tornozelos para estimular a circulação sanguínea. É vital que as meias sejam avaliadas e usadas de forma correta, pois as inadequadas podem aumentar o risco de TVP. Peça ajuda ao seu médico.

Escolha a poltrona ideal. Você ficará mais propenso a se movimentar caso sente-se perto do corredor. Opte por uma poltrona na primeira fila, na frente, onde há mais espaço.
Guarde a bagagem no compartimento acima da poltrona de modo a não restringir a sua capacidade de mexer as pernas.

Cuidado com bebidas. Se quiser tirar proveito das bebidas alcoólicas, não consuma mais do que uma. Beba bastante água. Não há provas de que a água proteja contra a TVP. Mas, com certeza, ajuda a prevenir a desidratação, que pode ser um fator de risco.

Evite dormir e as pílulas para dormir durante o voo. Um dos principais fatores de risco para a TVP é a imobilidade. E, se você dormir durante o voo, a tendência é a de ficar imóvel por completo. Ao dormir na cama, é natural que você se mexa, o que mantém o sangue circulando. Em um avião, você está sentado, em uma posição de dormir não natural, e o movimento das pernas é restrito. Se precisar dormir, faça isso por um curto período, não mais de 30 minutos – acione um despertador para ter certeza de acordar e fazer exercícios para prevenir a TVP.

Fonte:Os segredos de saúde