sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Uva passa : benefícios

Conheça um pouco mais sobre os benefícios da uva passa para prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e problemas ósseos.

Uva passaAs uvas passas ou as secas sempre foram vistas como alimentos poderosos, pois seus benefícios eram consumidos desde os tempos pré-históricos principalmente em cerimônias religiosas e também na decoração dos templos. A secagem das uvas passas era feita enterrando-as nas areias do deserto e também era feita a secagem no sol para garantir seus benefícios. As uvas passas foram incorporadas na alimentação local da região do Mediterrâneo e também no Império Romano, o qual produzia e comercializava uma enorme quantidade de frutas secas.
Após a queda do Império Romano, as uvas passas perderam seu destaque na alimentação europeia, mas isso foi recuperado a partir do século 12, com as Cruzadas.
Hoje as uvas passas estão na lista dos alimentos que oferecem mais benefícios e também ajudam a suprir as nossas necessidades nutricionais. Veja abaixo os benefícios da uva passa.

Propriedades da uva passa

Uva passa faz bem para peleAs uvas passas são fonte de oligofrutossacarídeos que possui ação prebiótico, ou seja, contém fibras e carboidratos insolúveis que não são digeríveis pelo nosso organismo. Estes compostos de fibras e carboidratos são estudados por possuírem um efeito na prevenção de doenças crônicas degenerativas e também doenças do envelhecimento.
É uma substância encontrada no vinho e também na uva in natura. Nas frutas secas esses benefícios são ainda maiores do que as frutas frescas, pois essa substância se concentra ainda mais quando está no processo de desidratação.

Uva passa benefícios saúde dos ossos

Saúde dos ossosA uva passa possui uma alta concentração de boro que é um importante mineral para a saúde dos ossos e dos ligamentos, além de ter um papel fundamental na prevenção e na diminuição da perda óssea após a menopausa. Estudos mostram que os benefícios do boro obtidos em dietas ricas de frutas e vegetais reduzem na perda de cálcio.
O boro também ajuda no tratamento dos sintomas da artrite, pois o consumo de boro leva a menor formação de inflamação e de edemas.

Uva passa benefícios câncer de cólon

Uva passa previne câncer do cólonA uva passa pode ter uma ação preventiva no câncer de cólon que se desenvolve no intestino grosso, pois possui uma grande quantidade de fibras. As fibras tem a função de acelerar o trânsito intestinal e isso pode ajudar na eliminação dos agentes cancerígenos.
Estudos revelam que os benefícios dos ácidos graxos produzidos pela fermentação das fibras no aparelho digestivo inibem a proliferação das células cancerígenas e os prebióticos da uva passa também estão relacionados a este processo.Estas substâncias se formam no processo de desidratação da uva passa, por isso, esses benefícios não são encontrados nas uvas frescas.

Uva passa benefícios doenças cardiovascular

Uva passa preveni doenças cardiovasculares.A uva passa tem uma capacidade cardioprotetora que são os benefícios dos compostos fenólicos que combatem o envelhecimento precoce. As fibras da uva passa ajudam na diminuição da absorção de colesterol e produz ácidos graxos pela flora intestinal, já os benefícios dos compostos fenólicos previnem a aterosclerose que é uma doença crônica e inflamatória, pois possui os benefícios de antioxidante e anti-inflamatório.
Pesquisas mostram que há um aumento significativo nos antioxidantes nos compostos fenólicos durante o processo de desidratação da uva passa, aumentando assim a capacidade positiva das uvas passas nos processos oxidativos que levam a doenças crônicas.
Acrescentar a uva passa na dieta possui vários benefícios, como por exemplo, reduz os níveos de colesterol LDL e também de substâncias inflamatórias no organismo, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, prevenindo assim muitas doenças.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Como é o pilates para crianças

O  pilates também é muito bom para as crianças? Ele ensina os baixinhos a respirar corretamente e a perceber o próprio corpo, melhorando a postura e a flexibilidade. Com o pilates, as crianças aprendem a se concentrar mais e podem até ter um sono mais tranquilo.
Mesmo assim, algumas mamães ainda desconhecem a prática e têm um pouco de receio
 
Pilates-para-Criancas-marcella-mello-revista-pilates
 
 Por que o pilates para as crianças ainda é pouco conhecido?
A meu ver, a principal causa é que nossa cultura em relação à saúde ainda é extremamente curativa, ao invés de preventiva. A prática do pilates para crianças é essencialmente preventiva, informativa e educativa, e os resultados são vistos ao longo da vida, o que não é habitual ainda para nós. Além disso, o pilates para crianças ainda é pouco difundido. São poucos os estudos sobre essa modalidade, apesar de os resultados serem altamente visíveis na prática. 
Quais as dúvidas mais comuns das mães sobre a atividade?
O principal questionamento é se crianças podem mesmo praticar pilates. Algumas mamães associam ao pilates que elas praticam nos aparelhos, que tem um grande foco no fortalecimento muscular. Por isso sentem medo de o exercício prejudicar o desenvolvimento dos filhos. Elas sempre querem saber sobre os benefícios e como a atividade é feita, afinal, conseguir conquistar os pequenos nem sempre é tarefa fácil.
 Em que casos o pilates é mais recomendado nessa fase?
O pilates é muito recomendado para as crianças para a melhoria na postura; para cuidar preventivamente da coluna; para informar sobre a importância de não carregar objetos pesados, como as mochilas, por exemplo; e para que os pequenos aprendam a se sentar corretamente. Também indicamos para melhorias na respiração, ensinando a usar adequadamente toda a árvore brônquica, prestando atenção na respiração e usando-a para se acalmar. Trabalhamos, ainda, para ajudar na coordenação motora, no equilíbrio e na concentração.
É possível trabalhar com crianças também nos aparelhos?
Trabalho exclusivamente com  pilates no solo, usando bolas, rolos, brinquedos e brincadeiras pertinentes à idade das crianças. Levo o pilates até a casa dos clientes, fazendo um trabalho personalizado, e uso as preferências das crianças para atraí-las e deixar a atividade mais divertida, facilitando o alcance dos objetivos. Acredito que seja possível trabalhar com as crianças em aparelhos, mas não é minha prática.
 Como é a aceitação nas primeiras aulas?
Normalmente, na primeira aula, elas ficam um pouco desconfiadas e arredias. Mas com o tempo, elas passam a confiar e a gostar muito da atividade. Elas costumam aceitar, ficam curiosas com a novidade e interagem bastante. E como estou na casa delas, querem me mostrar o quarto, os brinquedos e suas preferências. Assim, vamos ficando mais próximos.
 Existem diferenças de comportamento entre meninos e meninas na aula?
Os meninos são mais agitados e têm mais dificuldade quando os exercícios são mais lentos. Já as meninas tendem a gostar dos exercícios mais harmoniosos e calmos. Na hora da contextualização, os meninos querem atividades relacionadas ao futebol e a super-heróis, enquanto as meninas preferem o balé e as princesas.
 Cite alguns exercícios que podem ser aplicados nas crianças de forma lúdica.
Um exemplo é o skate, que realizamos tanto com os meninos quantos com as meninas, onde trabalhamos intensamente o equilíbrio, a postura e a respiração adequada. Com as meninas, usamos muito algumas características das bailarinas, trabalhando postura, concentração, respiração e equilíbrio. Usamos músicas, como “Serra, serra, serrador…”, para trabalhar o alongamento e postura, deixando as sessões mais divertidas. E abusamos das bolas, que possibilitam vários exercícios que elas adoram.
Fonte: Marcela Mello

Dicas para cuidar da coluna


Hérnia de disco